Curso de Pedagogia promove série de encontros com alunos e professores Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/05/2021

O curso de Pedagogia organizou para este semestre, uma série de encontros remotos entre alunos e professores, a fim de proporcionar e acolher a escuta dos integrantes sobre as diferentes demandas, desafios e aprendizagens vivenciados na pandemia. A realização periódica desta atividade busca gerar encontros reflexivos acerca de temáticas relacionadas a conhecimentos gerais e temas emergentes. A próxima reunião será uma atividade alusiva ao dia do pedagogo, prevista para 20 de maio.

Nesta proposta, haverá uma oficina intitulada "Identidade visual do curso de Pedagogia: uma introdução ao processo com as professoras Graziela Frainer Knoll e Pauline Neutzling Fraga”, ambas do curso de Publicidade e Propaganda. Além de promover uma discussão reflexiva em torno da temática, busca-se unificar, igualmente, acadêmicos e docentes em um processo de conexão pedagógica.

Além desta, outras atividades já haviam sido realizadas neste ano. A primeira delas foi a recepção e acolhida ao novo semestre, no dia 15 de março. Encontro em que o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, junto dos professores, estruturou um vídeo com conteúdos relacionados aos projetos desenvolvidos nos últimos anos. “Também ocorreu uma roda de conversa entre professores e alunos mobilizados pela seguinte questão: O que o contexto da pandemia conseguiu me reinventar enquanto estudante? O que estou aprendendo a partir dos desafios? O encerramento foi um momento de reflexão e de espiritualidade coordenado pelo Frei Valdir Pretto”, relatou a coordenadora da graduação, Eliane Galvão.

Posteriormente, no dia 25 de março houve a realização da Aula Inaugural, que unificou a Pedagogia com as demais graduações da Licenciatura (Matemática, Psicologia, História e Letras) e o Mestrado de Ensino de Humanidades e Linguagens. Foram discutidos assuntos relacionados com o tema “Cidades Educadoras”, conduzido pelo palestrante Paulo Louro, de Portugal.

Já no dia 28 de abril, foi desenvolvida uma proposta voltada à pauta do lançamento da 7ª edição da “Atividade Interdisciplinar” do curso. O referido programa ocorre desde 2011, com a finalidade de envolver acadêmicos em metodologias ativas. “Foram apresentadas temáticas ligadas à identidade do nosso curso. A dinamização aconteceu pela via das disciplinas e encontros de todo o grupo, ao englobar atividades de pesquisa, no que se refere aos aspectos históricos, proposta curricular e interação com os egressos, para culminar com a criação de uma nova marca para a Pedagogia”, concluiu Eliane.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo