Curso de Odontologia inaugura escovódromo em escola pública Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/03/2019

Escovar os dentes ao acordar, após cada refeição, e antes de dormir é um hábito que deve ser incentivado desde muito cedo na rotina de uma criança. A escovação, que deve ser diária, e feita mais de uma vez ao dia, ajuda a prevenir contra cáries, placa e tártaro, removendo os restos de comida e impedindo o alojamento de bactérias prejudiciais para a saúde bucal.

Para isso, incentivar o hábito e exaltar a importância da escovação já na infância é necessário, pois esta é a época em que as crianças assimilam os hábitos que vão permanecer pelo resto da sua vida. Pensando nisso, cinco acadêmicas do 7ª semestre do Curso de Odontologia da UFN construíram um escovódromo na Escola Adelmo Simas Genro.

A inauguração do escovódromo aconteceu na tarde de sexta, 15 de março, na escola que fica localizada no Bairro Nova Santa Marta, e contou com a presença das acadêmicas, e da professora Aline Kruger Batista, que levou a sua turma de “Ações de Promoção em Saúde em Odontologia” para orientarem e avaliarem os alunos da turma do 4ª ano.

A proposta de construir o escovódromo partiu de uma conversa da professora do curso de Enfermagem, Regina Costenaro, que junto do diretor da escola, constatou a necessidade do incentivo à prática da higiene bucal, já que não existe um dentista no "postinho" da região. A partir desta observação, as alunas Gabriela Araujo, Jocelaine Vieira Vione, Isadora Lorenze, Larissa Weber e Helena Gomes se reuniram para arrecadar o dinheiro necessário para a compra do material.

Ao todo, foram cerca de seis meses de arrecadação, que contou com rifas e doações de alunos de outros semestres do curso de Odontologia, e resultou no valor de R$1.500 reais.

“Acredito que esse tipo de ação é muito importante, pois ela contribui para a melhoria da saúde bucal dessas crianças, além de incentivar a prática da higiene preventiva dos dentes ainda na infância. A gente se sente muito feliz por poder realizar um trabalho que vai melhorar o dia-a-dia deles”, avalia Jocelaine.

Para a inauguração do espaço, que conta com espelhos, torneiras e pias para que os alunos possam escovar os dentes, estiveram presentes também os alunos da disciplina optativa de Ações de Promoção em Saúde em Odontologia, ministrada pela professora Aline Kruger Batista.

Em uma sala, eles realizaram um levantamento de dados de cada criança da turma do 4º ano da escola, pois ao longo do ano eles trabalharão a promoção da saúde bucal com eles.

Neste primeiro encontro, a intenção é fazer o primeiro contato com as crianças, e já iniciar a criação de um vínculo para o trabalho a ser realizado ao longo do semestre. A disciplina utiliza oficinas e dinâmicas para falar sobre saúde bucal, e em casos especiais, também fazem o encaminhamento para a clínica da Universidade.

“O nosso Curso de Odontologia é marcado por variadas atividades de caráter extensionistas, que visam trabalhar em cima de uma necessidade da comunidade onde atuam. A gente faz uma promoção da saúde na escola, mas também quer que ela chegue até a casa e a família dessa criança”, destaca a professora Aline.

Para o diretor da escola, Pedro Adamar Oliveira dos Santos, a construção do escovódromo foi fundamental e vital para o local. Ele também ressaltou a importância da ação, que reúne saúde, educação e cultura.

Texto e fotos: Thayane Rodrigues / estagiária jornalismo