Curso de Nutrição desenvolve projeto de promoção à saúde do idoso Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/05/2020

O curso de Nutrição da Universidade Franciscana desenvolveu um projeto de promoção à saúde do idoso e do adulto, oferecendo dicas de alimentação saudável a este público.

A atividade foi desenvolvida na disciplina de Nutrição do Adulto e do Idoso, aplicada no 5º semestre do curso de Graduação e ministrada pela Profa. Tereza Cristina Blasi.

Segundo a docente, no ano de 2019 os idosos participaram das aulas presenciais e entrevistas, onde falaram sobre suas vidas, foram feitas avaliações antropométricas em laboratório do curso, receberam recomendações nutricionais, participaram de programa da UFN TV e outras atividades possibilitadas pela disciplina.

Mas, diante da Pandemia do Coronavírus, Tereza Cristina teve de reinventar a disciplina para o online junto dos estudantes, já que o ensino-aprendizagem vem sendo desenvolvido via meios digitais.

Aí veio a ideia de desenvolver conteúdo sobre a nutrição do idoso e adulto nas redes sociais.

“Após eles terem todo conteúdo teórico sobre envelhecimento, estudado todas as fragilidades e recomendações nutricionais, estudado o estatuto do idoso, o capital social, financeiro, capital de saúde no envelhecimento, questões demográficas e o direto a alimentação, foi sugerido à eles como teor avaliativo criar uma forma de comunicação frente a um volume de artigos que disponibilizei. A partir disso eles foram formando grupos de até 4 alunos e elaboraram um projeto com conteúdos sobre o tema, que já estão por todo o Brasil, já que o número de compartilhamentos nas redes sociais é alto”, explicou a docente.

De acordo com Júlia Schmitt e Luciana Mello, acadêmicas de Nutrição, foi da forma virtual, longe fisicamente, mas conectadas nas ideias que surgiu nosso trabalho sobre sarcopenia. Assunto que, segundo elas, é extremamente relevante sobre a saúde do idoso e tão pouco conhecido e divulgado para a população em geral.

“Essa atividade foi extremamente proveitosa, pois diante da situação atual, estamos nos adaptando a diferentes cenários e realizando novas formas de intervenção e extensão e tudo a distância. Portanto ter a oportunidade de sair da zona de conforto e pensar fora da caixa é incrível, exige da nossa criatividade e do nosso pensamento, foi uma forma de grande valia para inovar e prosseguir realizando as atividades mesmo que de forma remota, com a mesma qualidade”, complementou a estudante Natália Brugalli.

Sobre o ensino em meios digitais, a profa. Tereza Cristina Blasi afirmou que tem sido um momento único de desafios e aprendizagens, onde tem superado fragilidades técnicas e aprendido com os acadêmicos dia a dia.

“Estou sentindo e verificando um aprendizado inovador, com potencialidades expressivas, muitas vezes de acadêmicos que não eram excelentes, mas diante desse desafio descobrem que o conhecimento tem novas línguas, novos caminhos, portanto tem sido um momento extremamente gratificante. Estou encantada. Acredito que o maior legado seja a humanização nas palavras, e no incentivo ao novo, faz toda diferença você dizer, "Bom pessoal esse caminho eu desconheço, vocês me ensinam" e aí eles crescem colocam toda sua energia e desvendam formas diferentes de evoluir”, destacou referindo-se à troca de experiências entre professores e alunos.

Os trabalhos contendo orientações para idosos e adultos vem sendo divulgados na página do Curso de Nutrição no Facebook, além do Instagram do Grupo AMICA.