Curso de Medicina realiza série de palestras sobre hemodiálise Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/12/2019

O Curso de Medicina da Universidade Franciscana realizou a palestra “Acesso vascular para hemodiálise”, com objetivo de ampliar os conhecimentos dos estudantes quanto à essa prática específica.

A atividade, que ocorreu no dia 28 de novembro, no Salão de Atos do prédio 13, Conjunto III, ainda abordou a Fistula Artério-Venosa, que deve ser utilizada como via de acesso a circulação para Hemodiálise Crônica. Além disso, eles também discutiram as novas abordagens cirúrgicas para pacientes com dificuldade de acesso vascular.

Entre os presentes, estavam o Dr. Renato Maranhão de Albuquerque, Cirurgião Vascular, que palestrou sobre a “Importância das fístulas arteriovenosas para a hemodiálise”, e o também Cirurgião Vascular, Dr. Marcelo Paiva Ramos, que abordou a “Superficialização da artéria braquial como acesso vascular para hemodiálise”.

Participaram da palestra em questão, acadêmicos de Medicina e Enfermagem e residentes e professores da área da saúde.