Curso de Jornalismo separou dicas para você não embarcar em notícias falsas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/04/2020

O Jornalismo está constantemente presente na vida das pessoas. Durante 24h do seu dia, você consome informações em uma relação harmônica com suas atividades cotidianas, em seu café da manhã, almoço ou jantar, ele está na palma de sua mão.

Com a pandemia do coronavírus, os profissionais atuantes em meios de comunicação tornaram-se linhas de frente contra o vírus. Ao trazer informações de serviços e sobre como as pessoas devem conduzir-se diante dos novos hábitos sociais e de higiene, o jornalismo reafirma sua missão social, de informar e servir à população.

Em paralelo, a comunicação moderna faz com que toda as pessoas possam compartilhar conteúdos, por isso, é importante estar atento para não ser enganado em uma fake news. Isso porque notícias falsas chegam na mesma velocidade que a informação correta e, infelizmente, pode ser disseminada por qualquer um.

O Curso de Jornalismo da Universidade Franciscana separou algumas dicas quanto à identificação de fake news e outros tópicos importantes para você ficar bem informado nesse período.

Como melhor se informar em tempos de pandemia
Segundo o docente do curso de Jornalismo, Prof. Maurício Dias, em primeiro lugar, é indicado que se busque fontes confiáveis em qualquer mídia, seja em sites, redes sociais, TV, rádio, jornal, revista ou outros. Em geral, todas as mídias estão tratando da pandemia, então é importante buscar as informações em diferentes veículos em caso de dúvida sobre a veracidade dos fatos que você leu ou ouviu. O acesso a distintas mídias ajuda a ampliar a compreensão de um tema tão complexo, como o que estamos vivendo.

O que evitar nas redes sociais ou sites de notícias para manter a saúde mental e tranquilidade
Maurício Dias destaca que um problema que está relacionado com o uso da tecnologia é o FoMO (Fear of Missing Out), que seria algo como o medo de não estar informado. Definido pelos pesquisadores de Harvard e Oxdford, Patrick McGinnis e Andrew Przybylski, esse receio incentiva a ficar sempre conectado para saber de tudo e compartilhar novidades com os outros, especialmente nas redes sociais.

De acordo com estudos psiquiátricos, essa angústia social é causada, principalmente, porque a relação dos usuários com a tecnologia ainda é muito nova e imatura. Uma forma de conter isso é organizar o seu dia e estipular um momento em que irá se informar sobre o que está acontecendo na sua Região, no Brasil e no Mundo, e nos outros horários fazer coisas que lhe deixam alegre e estimulado, como ler um bom livro, fazer um curso, ouvir música ou até mesmo cozinhar e cuidar de si ou da casa.


- Fato ou fake – como checar as informações.

Maurício Dias afirma que existem várias iniciativas de checagem de informações feitas por agências especializadas, empresas jornalísticas ou projetos independentes de jornalismo que tratam, neste momento, do coronavírus. Todos trabalham com critérios de verificação rígidos.

Fato ou Fake – Grupo Globo
https://g1.globo.com/fato-ou-fake/

Projeto Comprova
www.projetocomprova.com.br

Mas, com tantas redes sociais atraentes e fáceis de usar, e que podem convencer você a não sair delas, uma dica para reduzir essa atualização constante do feed de notícias da sua rede social é instalar no seu smartphone ou computador um aplicativo que aponte quantas horas você gasta em cada plataforma.

Além disso, o docente destaca que cada um é responsável pelo uso das suas redes sociais. Compartilhar ou curtir notícias falsas, boatos e teorias da conspiração contribui para a desinformação nas mídias, e as consequências disso podem ser gravíssimas.


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação