Curso de Farmácia: da graduação para o mercado de trabalho Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
09/02/2021

Desde 2000, ano em que surgiu na Universidade Franciscana (UFN), o curso de Farmácia objetiva formar profissionais farmacêuticos, ao seguir uma base de ensino ligada às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). A graduação aplica em sua estrutura curricular, inovações propostas ano após ano pelas referidas normas de educação.

Durante seus 20 anos de atividade, o curso formou 30 turmas, as quais contabilizaram 481 formandos. Segundo um levantamento realizado pela coordenação do mesmo, 71,7% dos egressos relataram ter conseguido colocação imediata no mercado de trabalho, enquanto 11,7% em até seis meses após a conclusão graduação.

A professora e coordenadora o curso de Farmácia, Camila Franco, revelou que 45% dos egressos já fizeram alguma especialização, enquanto 12% realizaram mestrado e 16%, doutorado: “Ao se formarem, os egressos automaticamente são inseridos em diversas áreas de atuação, como: farmácia comercial, manipulação, homeopática, hospitalar, clínica, assistência farmacêutica, industrias, análises clínicas, alimentos e pesquisa/docência”.

Segundo Camila, o curso apresenta como diferencial a oportunidade do estudante vivenciar a rotina dos serviços de saúde e atendimento à população, por meio dos estágios curriculares, os quais “são desenvolvidos nos inúmeros campos de atuação, do 3º até o 10º semestre”. A graduação busca integrar o estudante às disciplinas curriculares de projetos de extensão, a fim de vincular os mesmos com alunos de outros cursos da saúde da UFN.

Outro destaque são as possibilidades de participação em intercâmbios com universidades do exterior, assim como em eventos e palestras gratuitas ofertadas pela instituição, com quotas de bolsas de iniciação científica e tecnológica, de pesquisa e extensão e de monitoria ou tutorias.

Outro diferencial, ressaltado pela coordenadora, é o foco no estudo de medicamentos, seguido de análises clínicas e alimentos, a qual oferta disciplinas como:

- Biotecnologia;
- Nanotecnologia;
- Homeopatia;
- Farmácia clínica e hospitalar (ênfase a assistência farmacêutica e inserção na comunidade).

Igualmente professora em Farmácia, na UFN, Jane Limberger frisa a importância dos estágios recorrentes ao longo do curso. “Temos estágios desde o terceiro semestre, que vão se prolongando em diferentes níveis de complexidades. É importante ressaltar que todos trabalham próximos da comunidade, junto a escolas, instituições de longa permanência com pacientes de menor gravidade”.

Diretora do hospital do município de Formigueiro e egressa do curso de Farmácia, da UFN, Larissa de Souza destaca o auxílio que o ensino superior promoveu por meio do trabalho exercido em diferentes cadeiras e estágios.

“Hoje, atuando na área que estou, vejo a Farmácia da UFN como uma modalidade completa, que conta com professores totalmente qualificados em suas respectivas áreas de atuação. Fatores estes que contribuem para que os estudantes tenham uma visão mais ampla do mercado de trabalho”, ressaltou a egressa.

De acordo com ela, o preparo universitário possibilita a criação de uma base técnica e conceitual sobre qualquer área vinculada ao profissional farmacêutico, fator este que propõe “a abertura de novas portas” para o cargo que o estudante almeja ocupar.

O curso de Farmácia da UFN pode ser encontrado no Facebook e no site da Instituição.

Conheça o curso de Farmácia da UFN