Curso de Engenharia Biomédica participa de evento com temática voltada à saúde 4.0 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/05/2019

Acadêmicos, professores e egressos do Curso de Engenharia Biomédica da Universidade Franciscana participaram do 6º Encontro Sul-Brasileiro de Engenharia Clínica da Santa Casa de Porto Alegre. O evento contou com a participação de pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais das áreas de regulação de equipamentos médicos, saúde 4.0 e inteligência artificial.

O Encontro Sul-Brasileiro de Engenharia Clínica é um evento bi-anual organizado pela diretora do setor de Engenharia Biomédica/Clínica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, a Eng.ª Dr.ª Léria Rosane Holsbach. A temática do evento traz debates de relevância nacional e internacional dentro da área de Engenharia Clínica.

Luiz Fernando Rodrigues Junior, coordenador do curso de Engenharia Biomédica da UFN, participou do evento na modalidade palestrante, sendo responsável pela mesa de discussões sobre Novas Tecnologias e Tendências na Saúde. Participaram do debate outras três empresas do setor de equipamentos médicos, a Delfar, RTS e Igmed.

“Na nossa conversa as empresas apresentaram inovações na área de modelos de negócios para aquisição de novos equipamentos médicos, sistemas para avaliação e desinfecção desses equipamentos, além de robôs para auxilio dentro do Central de Material Esterilizado (CME). Toda a conversa foi fechada com uma das questões mais relevantes sobre a importância da Engenharia Biomédica/Clínica no hospital, que é a segurança do paciente. Esse foi um dos pontos mais comentados dentro do evento, sendo mencionado também em sua abertura e fechamento”, relata o docente.

Além de Luiz Fernando Rodrigues Junior, também participaram os professores Leyla Kräulich e Mirkos Martins. A atividade ocorreu no dia 26 de abril, e contou com a presença de 20 alunos entre os diversos semestres do curso de Engenharia Biomédica, e também egressos como Ana Marília de Souza, da primeira turma do curso, que atua como engenheira no HU-FURG em Rio Grande, Frederico Fioreze, especializado em Engenharia Clínica, e Patrícia Schopf, que está cursando a especialização em Engenharia Clínica da Santa Casa e também faz parte do Programa de Nanociência da UFN.

Para a acadêmica do 5º semestre do curso de Engenharia Biomédica, as palestras que falavam sobre os avanços tecnológicos na saúde desde a indústria até a aplicação dessas tecnologias em ambientes de assistência à saúde foram as que mais lhe cativaram. “O grande diferencial do evento, além das ótimas palestras, foi o local, um espaço de coworking que tornou o ambiente mais interativo entre os participantes e até mesmo com os próprios palestrantes”, ressalta.

O estudante Joel Fonseca teve a oportunidade de conhecer, durante o encontro, uma das fontes utilizadas em seu trabalho final de graduação, Dr. Saide Jorge Calil, um dos maiores nomes da área de Engenharia Clínica no Brasil, reconhecido internacionalmente. Joel realiza o seu estágio obrigatório no Hospital Militar do Exército, e conta que este foi um dos primeiros eventos com enfoque na engenharia clínica do qual participou.

“As vezes a gente sai meio verde, meio perdido, da graduação, e esse evento me ajudou a ter uma noção do que o engenheiro biomédico pode fazer dentro dos hospitais. Acredito que o objetivo é que o nosso trabalho seja cada vez mais reconhecido e que assim a gente possa cobrar dos hospitais para que eles se adequem a manter uma qualidade do serviço, não somente para os pacientes, mas também para todos os usuários do sistema de saúde”, avalia Joel.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo Assecom*
Fotos: Divulgação Santa Casa Eventos