Curso de Enfermagem recebe acadêmicos vindos da Alemanha Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/03/2022

Com o objetivo de ganhos culturais, linguísticos e acadêmicos, a Universidade Franciscana (UFN) mantém convênios de cooperação acadêmica com universidade estrangeiras da Europa e América do Sul. Por esses acordos, é possível que o estudante de um curso de graduação da Instituição realize a mobilidade acadêmica nacional e internacional.

Da mesma forma que a UFN envia seus estudantes para universidades estrangeiras, elas fazem o mesmo. É o que está ocorrendo no momento, a Instituição está recebendo três estudantes vindos da Alemanha, da Universidade Osnabruck. Os alunos integram o curso de Enfermagem e passarão dez semanas na Instituição, participando de atividades acadêmicas, como aulas, visitação em laboratórios, discussões acadêmicas e estágio em unidades de saúde.

Para o Assessor de Cooperação Interinstitucional, professor Rodrigo Jappe, a presença de professores e alunos estrangeiros oriundos de outras universidades é fundamental para o processo de internacionalização dos cursos de graduação e pós-graduação. “Os estudantes da Alemanha que aqui estão vão poder aprender um pouco da língua portuguesa nas aulas, no estágio e no dia a dia. Ao mesmo tempo, a comunidade acadêmica da UFN ganha a vivência de compartilhar experiências em uma língua estrangeira, neste caso o inglês e o alemão, come se estivesse no exterior. É uma dupla viagem, nesse sentido, uma parte da Alemanha aqui", complementa o professor.

A Coordenadora do Metrado profissional Saúde Materno Infantil, professora Dirce Stein Backes acredita que a mobilidade acadêmica é sempre uma experiência indescritível. “Para os três alunos de Enfermagem da Alemanha um significado de vida, um confronto cultural, linguístico e teórico-prático. Para os professores e alunos da Universidade, o fortalecimento de parcerias de cooperação, de ampliação de possibilidades técnico-científicas. Para os profissionais dos serviços de saúde, o enriquecimento de novos aprendizados de técnicas e formas de cuidado”, acrescenta a professora. A coordenadora ainda deseja que todos os estudantes de Enfermagem tenham essa experiência, pois o processo de mobilidade acadêmica tem um valor imensurável e que não se traduz em palavras, mas em sentido de vida e visão de possibilidades de mundo.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Foto: Divulgação/Curso de Enfermagem