Curso de Enfermagem realiza nesta terça sua Aula Inaugural Virtual Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/04/2021

O Curso de Enfermagem da Universidade Franciscana realiza nesta terça-feira, 13, sua Aula Inaugural Virtual, às 16h. O encontro abordará a temática “Mídia e Enfermagem: O olhar do jornalismo sobre a profissão”, com a participação do Jornalista, Max Gonçalves.

Serão tratados aspectos como a valorização profissional sob o olhar da sociedade e o que a população conhece sobre a área. Segundo a Coordenadora do Curso, professora Carla Lizandra Ferreira, a aula servirá para desmistificar a imagem do enfermeiro apenas de beira de leito.

O encontro, que será realizado de maneira online por conta das normas de distanciamento, terá o acesso pelo google meet e pode ser acompanhado por todos os acadêmicos do curso.

O Curso de Enfermagem da UFN foi referenciado na abertura do fórum Nursing Now, protagonizado pelo Conselho Federal de Enfermagem no mês de fevereiro deste ano. Foi neste evento que o corpo docente conheceu o trabalho do jornalista Max Gonçalves, convidado a palestrar na Aula Inaugural e que motivou a discutir esse tema no encontro.

O enfermeiro, atualmente, pelas novas diretrizes curriculares nacionais em seu processo formativo, tem a garantia de uma visão sólida para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional desenvolvido nas áreas e/ou núcleos de competência, como:

- Cuidado de Enfermagem na atenção à saúde humana;
- Gestão/gerência do cuidado de enfermagem e dos serviços de Enfermagem e saúde;
- Educação em saúde;
- Desenvolvimento profissional em Enfermagem;
- Investigação/pesquisa em Enfermagem;
- Docência na educação profissional técnica de nível médio em Enfermagem.

Sendo assim, o profissional analisa problemas de saúde por meio da investigação científica, com base nas evidências. Apresenta também, soluções para os problemas de saúde e de enfermagem, da coletividade na perspectiva dos padrões de qualidade, cidadania, ética e bioética dos princípios e diretrizes do SUS. Criando um profissional proativo, empreendedor, pesquisador, líder e articulador, com práticas pautadas no pensamento crítico e clínico.

O Curso acredita que a relação da Mídia com a Enfermagem é de suma importância a ser levada até os acadêmicos, desde esse processo formativo onde se inicia a trajetória profissional. “Sendo instigada a reflexão de que enquanto comunidade acadêmica, como pode ser desenvolvida a autonomia política. Servindo para discutir-se qual o compromisso social do enfermeiro, percebendo como identidade profissional e não como um “personagem” de cuidado”, comenta a Coordenadora.


A temática da aula inaugural é um assunto transversal, onde ao discutir e refletir sobre a liderança, nas problematizações teórico-práticas, os grupos de pesquisa desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão. Além de induzir movimentos transformadores nos ambientes de prática e estágios e em incubadoras.

Diante disso, o Curso objetiva plantar nos acadêmicos o desejo do que eles querem ser, trabalhando a temática no início do semestre. “Com mais autonomia política, encorajá-los para demonstrar seu verdadeiro potencial, sua capacidade de liderança, percepção sobre o impacto que eles fazem na vida das pessoas. Incentivando o desenvolvimento de expertises e de autoridades reconhecidas em suas especialidades”, conclui a professora Carla.

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação