Curso de Enfermagem promoveu encontro sobre técnicas empreendedoras Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/11/2021

O curso de Enfermagem da Universidade Franciscana (UFN) desenvolveu no dia 9 (terça-feira), durante a disciplina de ‘Liderança e Empreendedorismo’, um encontro remoto entre os acadêmicos da graduação e profissionais, egressas de Enfermagem da UFN. A proposta abordou práticas empreendedoras por meio da apresentação de empresas idealizadas por egressos convidados.

Participaram do encontro as profissionais Ana Sibila Dallabona (estudante do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil), Amanda Weisheimer e Ana Laura Pizolotto (egressas do Mestrado). As empresas convidadas foram: Espaço Gestar & Maternar (idealizada pela estudante do Mestrado, Ana Sibila Dallabona), La Vie Assistência em Saúde (idealizada pela egressa do Mestrado, Amanda Weisheimer) e Consultoria Materno Infantil, Aleitamento Materno e Laserterapia (idealizada pela egressa do Mestrado, Ana Laura Pizolotto). Buscou-se através das apresentações, repassar o pensamento empreendedor e protagonista aos acadêmicos.

“Desde que comecei a empreender na Enfermagem, passei a me valorizar como profissional que atua no cuidado da mulher da criança e da família. Hoje, posso ter meu próprio consultório e realizar os atendimentos voltados ao cuidado”, salientou a egressa, Ana Sibila. Segundo ela, o incentivo da Pós-Graduação foi fundamental para oferecer a atenção e cuidado com os pacientes: “Ter um atendimento assistencial de qualidade e humanizado, ser reconhecida no mercado de trabalho e participar dessa reunião, me possibilitou transmitir a minha experiência prática e de conhecimento voltado para o cuidado e assistência em enfermagem. O Mestrado me mostrou o caminho de ser uma empreendedora na saúde”.

Para a docente do curso de Enfermagem e coordenadora do Mestrado profissional em Saúde Materno Infantil, professora Dirce Backes, há a necessidade de fazer com que o aluno se considere protagonista desde o Ensino Superior: “O Enfermeiro tem infinitas oportunidades e possibilidades empreendedoras. Crescentemente acompanhamos os nossos egressos do curso de Enfermagem e do Mestrado abrirem empresas de consultoria e assessoria, especialmente na área da saúde materno-infantil, considerada promissora”.

Além do incentivo, as falas proferidas pelas convidadas auxiliaram no processo de confiança diante das perspectivas individuais de cada discente. Para a estudante de Enfermagem, Gicelle Martelli, o encontro foi “uma experiência maravilhosa”, ao destacar os incentivos e a segurança de estar seguindo o caminho profissional desejado.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo