Curso de Direito realiza questionário sobre a vacinação contra a Covid-19 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/02/2021

Com propósito de gerar esclarecimentos sobre a vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19), o Grupo de Estudos em Direito dos Desastres (GEDECO), do curso de Direito da Universidade Franciscana (UFN), desenvolveu uma pesquisa de opinião sobre o tema. A proposta surgiu em agosto de 2020, e com a realização de reuniões online, um questionário foi elaborado e respondido por 1512 pessoas, residentes no Rio Grande do Sul e São Paulo.

O projeto visa, por meio do relatório final, informar as pessoas que possuírem acesso ao material, sobre as temáticas pertinentes acerca da imunização coletiva. Além desta, buscou-se produzir informações seguras e confiáveis sobre o tema, logo após a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertar sobre a disseminação de notícias falsas que estavam sendo relativizadas ao assunto.

Participaram da atividade, acadêmicos de diferentes semestres do curso de Direito da UFN, assim como profissionais e estudantes de graduação e mestrado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Segundo a professora do curso de Direito da UFN, Francielle Agne Tybusch, a integração dos mesmos é considerada uma possibilidade de busca por conhecimentos e informações fora da sala de aula. “Os alunos realizam pesquisas e colocam em prática os ensinamentos que são adquiridos na Universidade”, completou.

Francielle reitera o “cenário caótico” vivenciado hoje, como uma chance para os discentes saberem, por meio dos questionários, a opinião de cidadãos sobre a vacinação contra a Covid-19: “É uma excelente oportunidade de aprendizado, em razão de estarmos vivenciando uma época em que se tornou habitual a propagação de informações falsas em torno de questões sobre a vacina e o vírus”.

O GEDECO surgiu juntamente com um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Probic), o qual foi aprovado e intitulado em 2020, com o nome de “A Covid-19 como um desastre biológico: Uma análise sobre a natureza jurídica do desastre e seus impactos na cidade de Santa Maria-RS”.

O grupo é formado por alunos da graduação, pós-graduação e profissionais, os quais atuam com objetivo de identificar a natureza jurídica da pandemia da Covid-19, bem como analisar as possíveis consequências da verificação da natureza jurídica da pandemia.

O resultado da referida pesquisa foi estruturado e publicado em forma de relatório, o qual pode ser acessado aqui. Por outro lado, o GEDECO pode ser encontrado no Instagram, onde são divulgadas informações e atualizações sobre as atividades desenvolvidas.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo UFN
Imagens: divulgação / Direito UFN