Curso de Direito lança blog do Observatório de Direito Humanos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/08/2019

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Imagens: divulgação

O Curso de Direito da Universidade Franciscana lançou o blog do “Observatório de Direito Humanos”. No endereço virtual serão divulgadas as práticas extensionistas realizadas pelos acadêmicos da graduação. O objetivo do Observatório é projetar as atividades do curso, em nível de pesquisa e extensão.

O Blog pode ser encontrado, tanto na página institucional no curso de Direito, quanto pelo link direto. Segundo o professor e coordenador do curso, Cristiano Becker Isaia, a ideia de criar o espaço surgiu a partir de uma preocupação coletiva e de uma necessidade nacional, e global, dos cursos a respeito da preservação dos direitos humanos.

Ainda de acordo com Cristiano, o Observatório se apresenta como um ambiente fundamental na sedimentação da própria democracia. “Os direitos humanos devem ser fiscalizados a todo momento e, por essa razão, os projetos de extensão que no site estão divulgados tem relação direta com a proteção desses direitos”, explica.

Dessa forma, visando a aplicação do direito através de ações de caráter extensionistas que impulsionam novas práticas para conduzir o desenvolvimento local e regional, o Observatório de Direitos Humanos do Curso de Direito da UFN possui uma aba dedicada a visibilizar os projetos de extensão realizados pelos acadêmicos, que conta com nomes como: Acessibilidade na UFN, Projeto Super Vovôs e Projeto “Quem ama cuida”.

No dicionário, a palavra “observatório” pode ser entendida como uma instituição que se dedica à observação, acompanhamento e divulgação de determinados fenômenos e/ou informações.

A criação e utilização desses espaços para a divulgação do trabalho realizado dentro das instituições de ensino superior, surge da vontade de envolver a sociedade em atividades de pesquisa, fortalecendo o debate sobre os Direitos Humanos.

Conforme consta no texto de apresentação do Observatório de Direitos Humanos do Curso de Direito da UFN, percebeu-se por meio a partir dessa iniciativa, que é possível articular de maneira mais concreta e efetiva as experiências de ensino, pesquisa, extensão e atuação profissional, elementos que fundamentam o ensino universitário. Dessa maneira, o trabalho realizado em conjunto à comunidade, oferece uma visão diferenciada da realidade local, pois incorpora em suas análises as especificidades culturais do local.

Ainda, de acordo com a Coordenação do Curso de Direito da UFN, a criação de espaços como o Observatório promove o aprofundamento teórico sobre o tema, ao mesmo passo em que constitui-se enquanto local privilegiado para a realização da pesquisa empírica, ao permitir a coleta e análise de dados, além de criar canais de comunicação entre a Universidade e a sociedade, destinatária das intervenções e dos resultados obtidos pelas pesquisas.

Além de identificar, compilar e estudar de forma normativa, doutrinária e jurisprudencialmente esses casos violação de direitos, o Observatório também busca alterar essa realidade, e para isso, na aba “Projetos 2019”, apresenta um pouco sobre cada uma das atividades de extensão que estão sendo realizadas pelos acadêmicos.

Confira abaixo os projetos que estão sendo realizados no ano de 2019:
1. O Direito vai às escolas: ações para promover a proteção de crianças e adolescentes
2. Prevenção e Tratamento do Superendividamento do Consumidor
3. A convivência parental e a conscientização da importância da guarda compartilhada como prevenção à alienação parental e ao abandono afetivo
4. A onda nas escolas
5. Acessibilidade na UFN
6. Democratize! Direito, Informação e Democracia: A desmistificação da Constituição Federal acerca das garantias fundamentais no ambiente escolar
7. Projeto Super vovôs

Para saber mais sobre cada um deles, acesse a página do Observatório