Curso de Direito elabora rodada de entrevistas a candidatos a prefeito Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/11/2020

Os acadêmicos da disciplina de ‘Teoria Geral do Estado e Ciência Política’, do Curso de Direito, da Universidade Franciscana (UFN), desenvolveram, com supervisão do professor Vitor Hugo Ferreira, um projeto de extensão chamado “Policamentes”, no segundo semestre de 2020. Por meio da elaboração de perguntas, o objetivo foi avaliar a atual gestão do Poder Executivo Municipal e conhecer as propostas dos candidatos a assumir o cargo de prefeito, a partir das necessidades de aprimoramento social e econômico do município.

Jorge Pozzobom

Atual prefeito da cidade e candidato à reeleição no segundo turno, Jorge Pozzobom (PSDB) destacou a educação, o desenvolvimento econômico e a saúde, como os pilares de seu governo nos últimos quatro anos. Segundo ele, foram mais de 500 professores contratados e mais de 1000 vagas criadas no sistema público de ensino na educação infantil. Ele destaca ainda a contratação de profissionais da saúde e o aprimoramento de empresas voltadas à economia, como pontos fortes no seu governo. O prefeito também comenta sobre o avanço na desburocratização e informatização de sistemas de informática na prefeitura.

Propostas para o próximo mandato

- Aprimoramento nos processos digitais da Administração Municipal;
- Investimento em maquinário e contratação de construtoras;
- Ampliação em cercamento eletrônico e vídeo-monitoramento para segurança;
- Revitalização centro comercial;
- Avanço na execução do Plano Diretor de Mobilidade Urbana;
- O alcance de ferramentas tecnológicas para alunos da Rede Municipal.

Sergio Cechin

O atual vice-prefeito, e concorrente de Pozzobom no segundo turno das eleições, candidato Sergio Cechin (Progressistas), acentua como grande feito do governo as ações na segurança pública. Ele também cita a cultura interna da instituição pública e o papel dos gestores e servidores, pontos frágeis que devem receber melhorias. Segundo Cechin, parâmetros básicos de saneamento, infraestrutura, educação e segurança pública, que atendam os indicadores sociais e ambientais, são foco para seu mandato.

Caso eu seja prefeito, minhas propostas

- Investimento em obras, serviços e saneamento;
- Planejamento e implementação de políticas públicas na segurança dos direitos civis;
- Parcerias com instituições de ensino e pesquisa, para análise do sentimento coletivo de segurança, mobilidade e defesa civil;
- Lei de liberdade econômica com benefícios concretos para o cidadão;
- Avaliação das redes antigas de água potável;
- Fortalecimento do SUS;
- Elaboração do Plano Municipal de arborização.

Confira os pensamentos dos demais candidatos

Mesmo fora da disputa no segundo turno, os candidatos Luciano Guerra, Marcelo Bisogno e Evandro Behr, participaram da pesquisa do curso de Direito. Ambos comentaram a respeito de suas propostas e avaliaram o retrospecto do governo Pozzobom.

Evandro Behr (Cidadania)
considera a criação da CIOP (Central Integrada de Operações), juntamente da contratação de professores e da redução no número de cargos em comissão, pontos fortes do governo atual. Dentre alguma de suas propostas, estavam: agilidade na manutenção de equipamentos de segurança pública; Desburocratização e modernização dos processos administrativos; Implementação de aplicativos para o sistema de saúde público.

Luciano Guerra (PT)
 comenta que não houveram pontos fortes na gestão atual, e separa a saúde, infraestrutura, desenvolvimento econômico, burocracia e a inclusão social, como assuntos que deveriam receber mais atenção. Diante das propostas do candidato, ganharam destaque: a obtenção de verba para pavimentação nas ruas; fortalecimento da guarda municipal; apoio a empresas locais; melhoria de gestão; atendimento ao público no sistema de saúde.

Marcelo Bisogno (PDT)
afirma que não observa nenhum ponto forte na gestão atual, e considera a saúde, a burocracia, o turismo e o emprego e renda, fragilidades no governo Pozzobom. Dentre suas propostas, destacaram-se: Implementação de capacitações aos guardas municipais para realização de rondas em ambientes públicos; Liberação de alvarás e licenças para que pequenos e médios empresários possam abrir seus negócios; Integração de dados gerais voltados a saúde pública, para o meio digital.