Curso de Direito desenvolve projeto de extensão voltado para os problemas jurídicos causados pela pandemia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/05/2020

Texto: Emanuely Guterres - Estagiária Jornalismo UFN
Imagens: divulgação - Direito UFN

Tendo conhecimento de diversos conflitos jurídicos causados neste período da pandemia da Covid-19, o curso de Direito da Universidade Franciscana elaborou um projeto, que mesmo desenvolvido a distância, resolve algumas questões.

O projeto de extensão age sob responsabilidade da professora Angelita Woltmann e do professor Paulo Renato dos Santos Ferrony, ambos do curso de Direito da UFN. Os professores em conjunto com os alunos, desenvolveram um canal virtual instrumentalizado por meio das redes sociais, o @coronajur_ufn (Instagram) e @CoronaJur (Facebook).

Esses canais pretendem oportunizar à comunidade santa-mariense de expor - de maneira anônima ou não - problemas jurídicos ocasionados pela pandemia do Coronavírus e receber materiais (posts, lives, webnários, reuniões virtuais, oficinas onlines e outros) produzidos pelos acadêmicos e professores do curso, como forma de resposta às provocações enviadas.

Segundo a professora Angelita, o canal também funciona de modo voluntário, com o desenvolvimento de conteúdo jurídico virtual voltado, especificamente, para a pandemia vivenciada de maneira global e local. “O projeto além de proporcionar a aproximação da universidade com a comunidade, busca promover uma experiência aos acadêmicos de concretizar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na área jurídica em um momento tão excepcional e desafiador vivido, com crises em vários setores, notadamente, na ordem social, administrativa e jurídica do Estado”, conclui a orientadora.

Atualmente, o projeto está em fase de publicização do formulário, colheita e filtragem de questões para que sejam objetos de pesquisa pelos componentes. A partir da formação de sete equipes temáticas, de áreas diversas do Direito, que se entrelaçam à crise causada pela pandemia acarretada pela Covid-19, acadêmicos do curso são orientados pelos professores das disciplinas de Extensão em Direito II e de Gestão de Conflitos e de seus coorientadores com o apoio da Coordenação do curso, do Laboratório de Extensão em Direito, do Núcleo de Práticas Jurídicas e de vários colaboradores voluntários e advogados egressos.

O canal está ativo e em expansão, tendo realizado, até o presente momento reuniões virtuais, lives, produção de conteúdo e publicações para concretizar a ideia de fomentar o vínculo entre comunidade e universidade, auxiliando na gestão de conflitos ocasionados pelo momento.

Professora Angelita Woltmann antecipa agradecimentos especiais aos acadêmicos do Curso de Direito: Rodrigo Job Magalhães e Heloisa Thauanna Reis Pisetta e aos advogados egressos, Rômulo Soares Cattani e Gabriel Octacilio Bohn Edler, que estão ajudando no projeto.

Confira as equipes:
1. Recuperação Judicial de empresas pós crise da COVID-19
2. Direito global/internacional em meio à pandemia
3. Direito penal, processual penal e violência doméstica em meio ao isolamento/afastamento social
4. Conflitos trabalhistas gerados pela pandemia
5. Direito de Família em tempos de pandemia
6. Relações de consumo e COVID-19
7. Seguridade social e pandemia

Para entrar em contato com o projeto basta acessar o @coronajur no Instagram e @CoronaJur no Facebook ou, por meio de um formulário disponibilizado aqui para dúvidas jurídicas, realizando a pergunta ou expondo seu problema. As respostas são postadas em formatos de conteúdo nos canais.

Links para assistir algumas das lives realizadas em maio de 2020 (cartazes abaixo):

- NEUROLINGUÍSTICA JURISDIÇÃO E COVID-19 - Palestra sobre Neurolinguística Jurisdição e Covid-19 proferida pelo médico Dr. Nelson Spritzel mediada pelos professores responsáveis Angelita Woltmann e Paulo Ferrony – Clique aqui para acessar.

- JURISDIÇÃO NA ÁREA DE FAMÍLIA EM TEMPOS DE PANDEMIA – Bate papo realizado pelos professores responsáveis Angelita Woltmann e Paulo Ferrony com a defensora pública do Estado do RS PATRÍCIA FAN - Assista aqui.

- QUESTÕES BIOÉTICAS EM TEMPOS DE COVID-19 – bate papo realizado pelo Instagram entre a professora Angelita Woltmann e o advogado colaborador Gabriel Edler. Disponível aqui.