Curso de Direito da UFN está entre os que mais aprovam na OAB Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
17/04/2020

Segundo Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, FGV, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, o Curso de Direito da Universidade Franciscana, UFN, está no “top 20” dos que mais aprovam na prova da Ordem da OAB. Em um universo de 1203 cursos de ensino jurídico, a UFN está na 18º posição entre todas as faculdades, centros universitários e universidade do Brasil, que ofertam a formação em direito.

“Nosso curso é pluralizado, democrático, está alicerçado em mecanismos decisórios coletivos e estrelados pela participação de docentes e discentes responsáveis e unidos na construção de um projeto maior, um projeto de intelectualidade direcionada à instituição de um Direito levado sério”, comemora o coordenador do Curso de Direito da UFN, Dr. Cristiano Backer Isaia, ao comentar que o curso forma profissionais para advogar, mas também para carreira acadêmica ou de um serviço público, “todos que se formam na UFN saem altamente preparados”, enfatiza.

EXTRAS
Com a palavra, Cristiano Becker Isaia, coordenador do Curso de Direito da Universidade Franciscana.

Existe algum modelo de sucesso pedagógico para este reconhecimento?
Cabe ressaltar que o Curso de Direito da Universidade Franciscana existe há 20 anos. Foram duas décadas intensas de muitas conquistas e realizações, o que se deve a uma séria estratégia de trabalho protagonizada por docentes qualificados, associada a gestões acadêmico-pedagógicas inovadoras e a discentes significativamente diferenciados.

Então ele é fruto de trabalho coletivo, agora são os resultados?
O Curso, desde sua instituição, participou de complexos processos avaliativos que testaram seu fôlego em inúmeras oportunidades, sempre alcançando ótimos resultados, o que revela que sua história é de excelência. Os conceitos obtidos no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e no processo de avaliação de cursos de graduação do Ministério da Educação acabaram classificando o Curso de Direito da UFN entre os mais respeitados do Brasil. É um dos poucos simultaneamente contemplados com o Selo OAB Recomenda e a nota máxima na Avaliação do MEC.

Texto: Carlos Spall - Jornalista
Foto: arquivo Assecom

Conforme a FGV a edição do “Exame da Ordem em Números” busca jogar luz e transparência a qualidade do ensino jurídico no Brasil, levando em conta o aperfeiçoamento e a evolução de suas práticas. “Trata-se de um número extremamente significativo, que aponta as melhores instituições de ensino jurídico no Brasil aos olhos da OAB Federal”, Becker Isaia.

A listagem completa do ranking das instituições de ensino, pode ser conferida neste LINK

É correto afirmar que o Curso de Direito forma para muito além da Prova da OAB?
O fato de que os Egressos do Curso vêm ocupando lugares de destaque no cenário jurídico profissional: nele graduaram pesquisadores, juízes, promotores de justiça, delegados de polícia, procuradores, advogados renomados e reconhecidos por uma atuação profissional ética e alicerçada nos princípios franciscanos, dentre outras ocupações profissionais relevantes ao enfrentamento da contingência e da complexidade do Direito. Isso revela que nos 20 anos que se passaram o Curso formou, além de juristas, cidadãos, motivo de orgulho a todos que nele atuam e fazem da Universidade Franciscana sua segunda residência.

De certa forma reforça a responsabilidade social do curso, visto que profissionais engajados e críticos transformam a sociedade por meio de sua formação?
O Curso de Direito da Universidade Franciscana tem envidado esforços para a implementação de uma política de ensino jurídico rompante aos métodos tradicionais expositivos, planejamentos e resultados de pesquisa de ponta na área do Direito e práticas extensionistas inovadoras capazes de, a seu modo, ultrapassar o assistencialismo para instituir uma via de mão dupla entre Universidade e Sociedade.


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação