Curso de Arquitetura e Urbanismo participa de workshop na Colômbia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/09/2019

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo 
Imagem: divulgação 


Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana participam do Workshop Medellín 2019, organizado pelos docentes da UFN, Adriano da Silva Falcão e Juliana Lamana Guma, em parceria com a Startup Yonder Education Intercâmbio, com objetivo de aprenderem mais sobre a arquitetura e urbanismo da cidade, que é uma das mais desenvolvidas da américa.

A programação da viagem conta com 5 dias de trabalho nas ferramentas de urbanismo tático, a linguagem espanhola, passeios e visitas, assim como, atividades que incentivem o intercâmbio de culturas.

Além disso, o intercâmbio contempla visitação a diversos edifícios ligados a temática da cidade de Medellín e cidades próximas, totalizando 11 dias de atividades de envolvimento cultural, troca de experiências e conhecimento de possibilidades para trazer à realidade brasileira.

São cerca de 30 acadêmicos, que poderão desfrutar de vivências diferenciadas, com a língua espanhola e, principalmente, das ferramentas de urbanismo tático utilizadas pela Colômbia, que ajudaram a desenvolver a cidade de Medellín nos últimos 20 anos. Isso fez com que o local fosse modificando uma realidade de violência, para uma das cidades mais desenvolvidas da América em termo de qualidade de vida, segurança e desenvolvimento cultural. 

O Workshop Medellín 2019 surgiu durante os estudos de ateliê na disciplina de Projetos Integrados I, em parceria com o Espaço Colaborativo CoArq, que através de pesquisas de projetos de equipamentos comunitários, os acadêmicos passaram a ter perspectiva de trabalhar com o urbanismo como ferramenta de transformação social. 





Os estudantes que não participam da atividade, ou seja, os que ficaram na UFN, estarão trabalhando em uma atividade interligada ao workshop. A atividade integrada se deu em forma de uma videoconferência, que foi realizada no dia 04 de setembro, no Salão Acústico do prédio 14, no Conjunto III, com os palestrantes do workshop e arquitetos colombianos. 


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação