Curso de Arquitetura e Urbanismo exibe documentário 'Chega de Fiu Fiu' Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/11/2018

Nesta segunda-feira, 12 de novembro, às 17h o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFN, juntamente do Diretório Acadêmico da Arquitetura (DARQ), realizam a sessão e debate do documentário 'Chega de Fiu Fiu'. A exibição será feira na sala 405 do prédio 14, e é aberta ao público.

A professora Anelis Flores, do curso de Arquitetura e Urbanismo, conta que a ideia partiu da egressa Mariana Leão, que participou de uma seção de exibição do documentário em São Paulo.

Mariana participa de um grupo de pesquisa chamado Casa da Lina, que está em contato com grupos de pesquisa de outras universidades do país, e que são compostos por professoras arquitetas e alunas com o interesse de falar sobre a atuação da mulher na arquitetura e lugares urbanos.

“A Mariana Leão indicou a atividade, pois na arquitetura nós nos preocupamos com a ocupação dos espaços, pensando em cidades mais livres e com qualidade de vida, um conceito de urbanismo igualitário, que ofereça a possibilidade para que todos tenham acesso à cidade, essa é uma bandeira das arquitetas e urbanistas”, explica Anelis.

A sessão e debate fazem parte do “AU em debate”, que faz parte da Plataforma Taturana de Mobilização Social, rede digital de democratização do cinema.

O documentário, que fala sobre o assédio e o medo na cidade, está dentro do programa nacional, com várias exibições em todo país. E segundo a professora, ele destaca a necessidade de rever a cidade patriarcal e pensar em um urbanismo sem gênero.

O documentário 'Chega de Fiu Fiu' é um retrato do dia a dia de três mulheres com vidas distintas, Rosa Luz, Raquel Carvalho, e Teresa Chaves, mostrando como a violência de gênero é constantemente praticada no espaço público urbano. 

O filme é um projeto criado em 2013 pelo blog Think Olga, como uma campanha contra o assédio sexual. A ideia foi crescendo a ponto de ser necessária a criação de um mapa com indicativos de locais em que o assédio era mais frequente.

Com milhares de mensagens femininas e masculinas (predominantemente positivas) e apoio financeiro, a campanha contra o assédio utilizou seu alcance para produzir um documentário independente.

Após a sessão, será feita uma roda de debate para discutir o documentário e as questões por ele levantadas, com mediação da professora Anelis. A entrada é franca.


Serviço: 
O que: Sessão e debate do documentário 'Chega de Fiu Fiu'
Quando: Segunda-feira, 12, às 17h
Onde: Sala 405 do prédio 14, no conjunto III


Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Imagem: Divulgação


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação