Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFN realiza viagem para Espanha Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/04/2019

Os alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana estiveram na Espanha, participando do 4º Workshop Fundació Enric Miralles.

A fundação fica localizada em Barcelona, e baseasse na maneira de fazer e pensar do arquiteto Enric Miralles, estabelecendo como um centro de experimentação da arquitetura contemporânea e outras disciplinas artísticas relacionadas, sendo uma plataforma de conhecimento e promoção.

As oficinas realizadas oferecem aos alunos uma abordagem sobre o trabalho do arquiteto, que está relacionado com a tradição que valoriza fazer, experimentar, como origem do pensamento. Com isso a aproximação física com o escritório EMBT Miralles Tagliabue oferece a oportunidade de diálogo constante com os programas relacionados ao workshop, tanto para a continuidade nos temas abordados, quanto a participação e observação de projetos que operam no escritório.

O workshop contou com a presença de 15 acadêmicos e 3 professores da UFN. Eles realizaram um estudo sobre o arquiteto Antoni Gaudí e Enric Miralles. Desta forma, visitaram pontos históricos da cidade, como o Templo Católico da Sagrada Família, Parque Diagonal Mar, Mercado de Santa Caterina, Barrio 22@ e entre outros lugares. Os acadêmicos foram divididos em cinco grupos de três pessoas e foram responsáveis por desenvolverem, cada grupo, um projeto.

Assim, o escritório EMBT Miralles Tagliabue, orientou os alunos a saberem sobre a história e a realizarem diferentes projetos para a população de Barcelona que vive entorno do Templo Católico da Sagrada Família, juntando o antigo com o mundo de hoje. Além disso, eles analisaram os benefícios que valorizam a vivência da sociedade, como as superquadras, as ciclovias, a segurança, os pedestres e o transporte público.

Então se realizou um estudo dos lugares, analisando os moradores, quantas pessoas frequentam o bairro, o que acontece nas diferentes horas do dia, e como é o acesso ao transporte público. Assim, os grupos idealizaram e compartilharam seus projetos sobre ações que poderiam ser feitas para a melhoria do entorno do Templo Católico.

A arquiteta Fabiola Pinto Pardini, formada pela UFN e atual pós-graduanda do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, comentou sobre a importância de poder realizar a vigem e analisar arquiteturas que só enxergava nos livros.

“Descobrimos uma arquitetura diferente e até futurista. Fez com que abríssemos os olhos para enxergamos uma cultura diferente, de podermos ir atrás de fatos e datas importantes e, também, analisar o casamento da arquitetura e de urbanismo, mesmo com o passar das décadas. É uma troca de experiência muito valiosa tanto para a vida acadêmica, como pessoal”, comentou Fabiola.

Não só os alunos ganham o conhecimento e a experiência de mercado de trabalho, mas os professores passam por uma reformulação profissional, de enxergarem e atualizarem os conhecimentos sobre a arquitetura e o urbanismo, e enriquecerem ainda mais suas ideias e práticas como docentes e profissionais.

“Para os professores e alunos, essa experiência é enriquecedora pelo conteúdo do workshop, que usa uma metodologia diferente de trabalho. É muito bom podermos ver o crescimento dos alunos e observarmos que eles têm aptidões diferentes. Além do conhecimento que adquirem no curso, o fato de poderem vivenciar uma viagem internacional, uma experiência de observarem arquiteturas que datam períodos diferentes, enfim, tudo que enxergam na disciplina de História da Arquitetura, eles conseguiram viver”, comentou a professora Fernanda Peron Gaspary.

A viagem para Barcelona tem como função fazer com que o aluno comece a pensar diferente sobre o que enxergam no dia a dia, assim conseguindo construir uma visão diferente e buscar os seus objetivos para o futuro. Além dos bons exemplos que poderão levar como conhecimento para sua inserção no mercado de trabalho.

“A viagem é a possibilidade de mostrar na prática, casos estudados na sala de aula que ficavam apenas na teoria, nos livros e em imagens. É poder ver os alunos entrando em contato com a realidade, de viverem essa experiência. Não só os alunos aprendem, mas os professores acompanham as descobertas e vivem a realidade que é mostrada na sala de aula e que agora tivemos a oportunidade de mostrar e vivenciar”, explicou a professora Juliana Lamana Guma.

Além da realização do workshop, os alunos participaram de palestras com a Agência de Ecologia Urbana de Barcelona, com grupo de culturalização do uso da bicicleta de Copenhague (Copenhagenize), Arquitetos do Estúdio EMBT (Anna Vilá, Salvador Gilabert, Nil Corominas), entre outras conferências.

“Às vezes nos deparamos com um abismo entre a vida prática e os valores acadêmicos de um curso de arquitetura. Essa experiência aproxima os alunos às práticas do mercado de trabalho e mostra a importância de estudos complementares como as artes, história e teorias, para a qualidade arquitetônica e para a vida profissional do arquiteto”, comentou a professora Clarissa de Oliveira Pereira.

Ao longo dos 4 anos de Workshops realizados, o curso de Arquitetura e Urbanismo já proporcionou a vivência dessa experiência à 69 alunos e 7 professores. A Universidade Franciscana é a única instituição do Brasil a ter essa parceria com a Fundació Enric Miralles.

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo
Imagens: Divulgação / Arquitetura e Urbanismo UFN