CREA-RS elege Engenheira Ambiental como diretora do conselho Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/10/2020

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário Jornalismo UFN
Foto: arquivo Assecom/UFN

Após muitos anos de luta e dedicação, 2020 ficou marcado na história para os profissionais de Engenharia Ambiental e Sanitária. Isso por que, no dia 1º de outubro, foram realizadas as Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua, a qual, pela primeira vez em 86 anos de história, terá uma mulher como representante.

Na seleção, participaram os profissionais das Engenharias, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia de todo estado do Rio Grande do Sul. E com 3.525 votantes, o pleito elegeu a Engenheira Ambiental Nanci Walter, como a nova presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS (CREA-RS). Fator este que também teve como marco, pois ela é a primeira Engenharia a assumir o referido posto.

A professora e coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Franciscana (UFN), Noeli Julia de Vasconcellos, comentou a respeito da importância do resultado, para a instituição: “Com o resultado desta seleção, o curso ganha voz. É importantíssimo que dentro do conselho tenha uma profissional da área, para que os ambientalistas tenham mais contribuições e estes estejam melhor inseridos nas pautas desenvolvidas pelo conselho”.

Além do destaque para os profissionais, a posse da Engenheira Nanci, é um grande ganho para as mulheres, pois é a primeira representante em um órgão de abrangência nacional. Outro ponto a destacar, é a amplitude do mercado de trabalho às que estão vinculadas nos setores de engenharia. “Faz-se importante, pois as mulheres vão conquistando cada vez mais espaço. As alunas do curso ficam motivadas para seguir lutando pela profissão”, declarou Noeli, professora do curso da UFN.


O mapa geral de apuração e a ata final da eleição são publicados no portal do CREA-RS até o dia 5 de outubro. A Comissão Eleitoral Federal terá até o dia 23 de outubro para consolidar os dados e informações, encaminhando ao Plenário do Federal a proposta de homologação dos resultados. E até o dia 30 de outubro, o Plenário do Confea deverá homologar os resultados das Eleições 2020. Os mandatos são de três anos, gestão 2021/2023 e os cargos honoríficos.


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação