Conselho Universitário aprova editais dos processos seletivos de inverno e celebra os 66 anos da Universidade Franciscana Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/04/2021

O Conselho Superior esteve reunido, no dia 27 de abril, de forma remota, para avaliar e debater proposta de editais dos processos seletivos para ingresso de alunos no segundo semestre letivo de 2021. O colegiado também analisou os projetos pedagógicos de três novos cursos de pós-graduação lato sensu nas modalidades presencial e a distância.

O dia 27 de abril tem importante significado para a comunidade acadêmica, pois marca o início da atuação da Universidade Franciscana em Santa Maria. Esta data foi celebrada pelos conselheiros com a exibição de um vídeo comemorativo aos 66 anos da UFN. A trajetória da Universidade iniciou em 1955 com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC) e a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (FACEM) que, posteriormente, foram integradas e passaram a se chamar Faculdades Franciscanas (FAFRA), no ano de 1995. Em 1998 foi credenciada como Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) até alcançar a modalidade acadêmica de Universidade, em 2018.

A presidente do Conselho Universitário e reitora da UFN, Professora Iraní Rupolo, destacou a importância deste momento:
- Esta universidade resiste porque evoluiu diante do tempo. Não somos arrastados pela mudança, sabemos fazer a mudança. E isso não é simples, exige vontade, conhecimento, trabalho conjunto, responsabilidade e valores. Traduzimos esse processo no nosso agir cotidiano, seja na sala de aula, na recepção, no laboratório, na gestão de uma equipe, ao redigir um documento, prestar um serviço. E este é o espírito que move a Universidade Franciscana.

Vestibular de inverno 2021
Na reunião desta terça-feira, o colegiado aprovou o edital de abertura do processo seletivo de inverno para o curso de graduação em Medicina e, também, aos 28 cursos presenciais e 4 cursos EaD ofertados pela Universidade Franciscana. As inscrições para o processo seletivo iniciam no dia 03 de maio e permanecem abertas até 10 de junho.

Novos cursos de pós-graduação lato sensu
O Conselho Universitário também aprovou o projeto pedagógico de três novos cursos de pós-graduação lato sensu, que poderão ser ofertados nas modalidades presencial e/ou a distância: Gestão e Inovação em Negócios; Marketing e Comunicação Digital; e Business Patner e Análise Consultiva. As turmas na modalidade a distância devem iniciar no segundo semestre letivo de 2021.

Melhora no IGC contínuo da UFN

O aumento da nota que marca o desempenho da instituição foi mais um motivo a ser comemorado. A divulgação do Índice Geral dos Cursos pelo Ministério da Educação, construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, demonstrou a evolução da UFN que, em 2018 teve nota 3,16 e, em 2019, teve um IGC contínuo de 3,35. A pró-reitora acadêmica, Vanilde Bisognin, enalteceu o feito:
- No dia em que comemoramos os 66 anos da Universidade Franciscana, ver a curva ascendente no gráfico do desempenho institucional nos motiva a buscar novas oportunidades para melhorar, ainda mais, a qualificação da nossa instituição.

Ao final da reunião, os conselheiros exaltaram os 66 anos de trajetória da Universidade Franciscana com seu pioneirismo e a superação dos momentos desafiadores. A presidente do Conselho Universitário agradeceu o comprometimento de todos que têm se dedicado a escrever a história da Universidade Franciscana:
- Acreditamos na educação em que todos trabalham de forma responsável, leve e feliz, consistente e instrutora. Se juntos praticarmos isso, a nossa Universidade será cada dia mais realizadora e melhor para todos nós.

Texto e imagem: Marielle Flôres / Jornalista
Secretária do Conselho Universitário