Conselho de Integração reúne-se para o primeiro alinhamento de trabalho Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/09/2019

A reitora da Universidade Franciscana reuniu o Conselho de Integração Comunitária para a primeira reunião de trabalho, desde a criação do grupo, em junho de 2019. Formado por representantes da sociedade civil e membros de entidades de classe, o grupo tem por finalidade relacionar-se entre si, estabelecendo conexão para problemas socais e de desenvolvimento econômico e tecnológico para Santa Maria e região.

“Nosso objetivo é despir-se de propósitos individuais, para compartilharmos experiências e necessidades. É nosso papel enquanto universidade estar ao lado das pessoas, promovendo inserção e educação de qualidade a todos, não só na UFN, mas em todos os arranjos educacionais que professores, estudantes e funcionários da universidade participarem", ressaltou a reitora Iraní Rupolo.

Durante a reunião de trabalho, o prefeito de Restinga Seca e presidente da AM Centro, Paulo Salermo, o presidente da Adesm e do Tecnoparque de SM, Tiago Sanchotene, apresentaram os projetos e ações das entidades. Pela UFN, o diretor do Ambiente de Inovação, Lissandro Dalla Nora, salientou as possibilidades de network que se formam diante dos trabalhos colaborativos desenvolvidos no Prédio 8, Centro de Integração e Sociedade, localizada na esquina da Rua Silva Jardim e Av. Rio Branco.

O diretor do Tecnoparque de Santa Maria, Tiago Sanchotene, deu ênfase nas oportunidades que momentos econômicos difíceis podem trazer. “Sou fã de uma crise. Nesses momentos aprendemos a trabalhar de forma colaborativa, dando valor para o que criamos aqui na cidade. O futuro vai depender de como cuidarmos do que temos hoje. Por isso, devemos fazer juntos, e melhor”, complementou, ao salientar a importância de momentos como o do Conselho de Integração.

Entre as prerrogativas finais, a perspectiva de priorizar uma educação de qualidade, desde o ensino fundamental, foi acertada como prioridade entre as iniciativas dos participantes. “A conexão dos cursos de graduação, e pós, podem ser aprimoradas quando os alunos atuam na solução de problemas reais, os quais projetam melhoria na vida das pessoas, experiência prática aos acadêmicos, transformando realidades por meio do conhecimento”, enalteceu a vice-reitora, Solange Binotto Fagan.

Além das entidades já citadas, fazem parte ainda do Conselho de Integração UFN, a Arquidiocese de SM, Associação dos Municípios da Região Centro, Câmara de Dirigentes Lojistas e o Fórum das Entidades Empresariais, além de coordenadores de cursos da graduação e da Mantenedora da Scalifra-ZN.