Conheça o Diretório do Direito Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/05/2018

Um grupo de alunos que pensam como alunos, para alunos. Com esta proposta, um dos Diretórios Acadêmicos mais antigos da Universidade Franciscana, o Dadu, Diretório Acadêmico de Direito da UFN, mantém o legado e a tradição há mais de 10 anos na Instituição.

Com o objetivo de gerar conhecimento, promover eventos e fazer o máximo possível para contribuir na vida acadêmica dos alunos de Direito da UFN, o Dadu é formado por 20 estudantes, todos ligados ao propósito de trabalhar, incentivar e trazer melhorias que ajudem no caminho dos próprios estudantes em sua passagem pela academia.

O Diretório Acadêmico, D.A, atua, fundamentalmente, como uma “ponte” entre os estudantes e a coordenação. É por meio dele que os alunos do curso de Direito podem reivindicar assuntos, explicitar os seus desejos e relatar o que acham necessário para o Curso. Todos os assuntos de relevância são levados pelo Dadu à coordenação como sugestões de mudanças.

O D.A. atualmente funciona com autonomia, organizando a Jornada Internacional de Direito e Política e conta com a participação de 9 palestrantes, todos convidados e remunerados pela efetivação das inscrições. A Jornada acontece em dois dias e reúne cerca de 700 pessoas entre estudantes, professores, entre outros.

Além desse, o Dadu realiza outros eventos como a “Noite Jurídica”, onde três convidados contam um pouco a respeito de como são as suas funções e as suas experiências, e o “Rodas de Conversa”, em que é convidada uma pessoa para dar um pouco da noção a respeito de pesquisa científica dentro da Instituição.

A Presidente do Diretório, Rafaela Santos da Rosa, comenta que o objetivo é aprimorar a relação com a coordenação do curso, visando impulsionar as atividades acadêmicas. Segundo ela, além de promover os eventos, o Dadu quer incentivar a pesquisa científica dentro do curso de Direito. “O principal objetivo da gestão atual é implementar grupos de pesquisa que atuassem, com professores e temáticas diferentes, os quais engrandeceriam a pesquisa do Curso”, enfatizou.

O Diretório não possui posicionamentos partidários políticos. A neutralidade é adotada desde sempre e já faz parte do legado criado no Diretório. A escolha dessa posição se deu para ninguém ser excluído. Todo aluno do curso, independente do partido ou a causa que ele abraça, será atendido igualmente, pois o D.A. luta justamente pelos alunos e para os alunos.

Com a participação no Diretório, Rafaela destaca que a principal característica que se adquire na experiência em participar do Diretório é a oportunidade de se praticar o contato com o público. O mais gratificante, segundo ela, é conseguir colocar em prática os desejos que mais se quer como estudante.

“Quando as nossas ideias acontecem, quando colocamos em prática algo que nós desejamos como estudante e levar isso a toda comunidade de Direito da UFN, é recompensador, pois poder levar conhecimento e questionamentos que nós temos como aluno e desenvolver tudo em prol dos alunos é uma experiência profissional e acadêmica incrível”, relata.

O Diretório Acadêmico de Direito da Universidade Franciscana troca de presidência todo ano, e quem assume a nova é sempre escolhido por indicação do Presidente da chapa anterior, assim fazendo com que o legado, as ideias e o posicionamento deixado permaneça.

O aluno que tiver interesse em buscar alguma medida ou dar alguma sugestão ao diretório, bem como encontrar ajuda em qualquer questão referente a coordenação do curso, é só entrar em contato pela página do próprio Diretório clicando aqui.

Texto: Fernando Cezar / Acadêmico de Jornalismo