Conheça “O Admirável Mundo Nano”, jogo digital criado pelo PPG Nanociências e a graduação em Jogos Digitais Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
31/08/2020

A Universidade Franciscana registrou como propriedade industrial o jogo digital “O Admirável Mundo Nano”, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Nanociências da UFN em parceria com estudantes do Curso de Jogos Digitais e do INCT Nanomateriais de Carbono/CNPq.

O projeto de criação do jogo é resultado de dois anos de pesquisa e desenvolvimento, envolvendo uma equipe multidisciplinar para desenvolver conteúdo, planejamento, design e programação do mesmo.

Tal equipe foi composta pelos pesquisadores da UFN Profa. Dra. Solange Binotto Fagan, Profa. Dra. Ivana Zanella da Silva, Prof. Dr. Mirkos Ortiz Martins e Prof. Dr. Anderson Luiz Ellwanger, e por bolsistas PIBITI/CNPq: Rafael Vargas Soares, Luiz Henrique Servat de Vargas; e bolsistas INCT Nanocarbono/CNPq: Evelyn Macedo da Silva e Julick Coutinho de Oliveira.

Os bolsistas participaram ativamente na construção do jogo, o que fez jus ao objetivo geral da bolsa PIBITI/CNPq de 2019, que é estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação; e, também, ao objetivo da bolsa INCT Nanocarbono/CNPq 2020: inserir estudantes na investigação e busca de conhecimento e aplicações de nanomateriais de carbono em diferentes campos de atividades, transformando processos científicos-tecnológicos em procedimentos básicos para o registro de patentes e transferência tecnológica.

De acordo com Profa. Dra. Solange Binotto Fagan, Vice-Reitora da Universidade Franciscana, o jogo digital será amplamente utilizado em diferentes níveis de ensino, para auxiliar no processo de divulgação científica da área de Nanociências e Nanotecnologia.

O jogo digital “O Admirável Mundo Nano” é mais um dos projetos realizados via parceria entre a Universidade Franciscana e o Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia em Nanomateriais de Carbono. O projeto já recebeu destaque na V Mostra Tecnológica da Universidade Franciscana, onde os autores apresentaram, também, os resultados do game, que é dividido em 4 fases que trazem, de forma inovadora, o mundo nano e suas propriedades.

“Os resultados obtidos destacam as quatro fases implementadas do jogo digital, sendo cada uma delas com mecânicas/dinâmicas novas acerca de um dos três nanomateriais que são trabalhados: nanotubos de carbono, fulereno e grafeno. A quarta e última fase é uma junção das mecânicas das etapas anteriores agregando os três nanomateriais”, explicam os criadores.

"O Admirável Mundo Nano" é um jogo digital com a proposta de elevar a curiosidade da criança/adolescente com a temática da Nanociências e Nanotecnologia, instigando futuramente um aprofundamento da área. Diferencial por ser um jogo lúdico, o qual leva o usuário para uma imersão, mas indiretamente fazendo-o absorver informações e conteúdo de Nanociências e Nanotecnologia, principalmente associados com nanomateriais de carbono.