Conheça as possibilidades de ingresso para os cursos de Graduação da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/02/2021

A cada ciclo estudantil renovado semestre a semestre, a UFN abre as portas para novos acadêmicos, a fim de seguir com o preparo profissionalizante para o mercado de trabalho. O estudante terá a opção de escolher entre os métodos de graduação presencial ou EaD, conforme melhor se adaptar.

As formas de ingresso neste momento dividem-se em ‘Vestibular Agendado’, ‘Transferência’, ‘Reabertura de Matrícula’ e ‘Portador de Diploma’, sendo estes últimos três, não aplicáveis aos cursos de Medicina e Odontologia. Todo e qualquer estilo de prova presencial, segue os protocolos de saúde e distanciamento social, mediante os cuidados contra a Covid-19.As referidas modalidades seguem com processo seletivo ligado ao preenchimento de vagas para ingresso no primeiro semestre de 2021.

1. Vestibular Agendado:

A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e engloba três possibilidades de ingresso, em cursos de graduação presencial e EaD:

- Prova de Redação Presencial:
Em molde de redação dissertativa, esta opção é realizada em data previamente agendada, no Conjunto I da UFN, localizado na Rua dos Andradas, nº 1614. A prova tem duração de 1h30min.

- Prova de Redação Online:
A prova de Redação Online será confirmada ao candidato, após a homologação de pagamento da taxa de inscrição. O mesmo receberá um e-mail, com um link de acesso para realização da prova, de forma eletrônica e remota. A prova estará disponível das 8h às 21h59min da data de agendamento, e terá duração de 2 horas ininterruptas, após o acesso do link recebido.

Aproveitamento da nota do ENEM:
Caso o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nos anos de 2015 a 2019, o mesmo terá a oportunidade de aproveitar a sua nota de redação para participar do processo seletivo.

2. Transferência:

Os estudantes que tiverem vínculo com outras instituições de ensino superior podem contar com a possibilidade de transferência para a UFN. A requisição é gratuita e poderá ser feita nos casos em que o acadêmico esteja com matrícula ativa ou trancada. A aprovação da mesma ocorre mediante análise no currículo acadêmico.

3. Reabertura de Matrícula:

Opção direcionada a pessoas que tiverem cancelado a matrícula ou abandonado algum curso na UFN. Há a possibilidade de recuperar o vínculo com o mesmo curso ou outra graduação que esteja associada à área profissionalizante (reabertura de matrícula com transferência interna). A seleção é realizada por análise de currículo.

4. Portador de Diploma:

Esta modalidade é direcionada a pessoas que já tenham finalizado uma graduação em qualquer instituição de ensino superior, e almejam ingressar na UFN para fazer outra graduação. A formação que já tenha sido exercida pelo aluno deve ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Para oficialização do ingresso, deverá haver vagas remanescentes na graduação solicitada, a fim de possibilitar a matrícula.

Nas alternativas de ingresso via ‘transferência’, ‘reabertura de matrícula’ e ‘portador de diploma’, o aluno:

- Ganhará 20% de desconto no primeiro semestre cursado;
- Terá inscrição gratuita;
- Não precisará realizar o vestibular.

Mais informações sobre as formas de ingresso e inscrições podem ser conferidas aqui ou pelo telefone (55) 3220-1200 e WhatsApp (55) 99605-6263.