12/07/2023
Com o objetivo de desenvolver discussões e abordagens sobre temáticas importantes para todas as áreas, a Universidade Franciscana (UFN) oferta novas Disciplinas Eletivas para o 2º semestre de 2023. Focando na interdisciplinaridade e no desenvolvimento de habilidades dos estudantes nos mais diversos cursos de Graduação, as disciplinas buscam interconectividade entre a formação, inovação, dinamismo e ampliação do conhecimento.
Com foco no desenvolvimento da formação geral do acadêmico ao trazer, não só, aplicações técnicas ao saber, mas proporcionando dinamismo ao conhecimento, as matrículas podem ser realizadas do dia 14 até o dia 26 de julho por meio do Sistema Agenda. Já o ajuste das matrículas, ocorre do dia 31 de julho (segunda-feira) ao dia 4 de agosto (sexta-feira).

Conheça as novas disciplinas eletivas:
A disciplina vai possibilitar ao acadêmico o trabalho com a cerâmica, proporcionando experiências sensoriais e a confecção de artefatos, como pratos, canecas, copos e acessórios. Será aprofundado o conhecimento sobre a linguagem cerâmica, equipamentos, materiais cerâmicos, aspectos técnicos e métodos de conformação de peças. O aluno aprenderá como fazer moldes para produção seriada, produzir objetos utilitários a partir de elementos naturais, criar texturas e outras combinações com materiais.
Tem como foco a produção de conteúdo para divulgação e popularização da ciência por meio de diferentes plataformas e redes sociais. Serão compreendidos estudos de caso em áudio, vídeo e outros produtos digitais, além do aluno participar de forma ativa com produção de resenhas e produtos comunicacionais, como vídeos e podcasts.
Proporcionará a reflexão sobre como é possível estimular habilidades do futuro e quais competências é preciso focar para o autodesenvolvimento pessoal e profissional. O acadêmico vai saber como ampliar o seu repertório cultural, lendo e discutindo temáticas da atualidade, relacionando com conteúdos vistos durante sua formação. Além disso, o aluno ainda vai aprender interpretar questões discursivas e objetivas utilizando estratégias de leitura e de produção textual.
Abordará a prática de como conduzir, montar e gerir uma empresa nas áreas de Arquitetura, Design e Engenharia. O objetivo é que no final da disciplina o acadêmico tenha o conhecimento e a aproximação do mercado de trabalho, com as características do que é aceito, e quais são os critérios e parâmetros que se deve ter para colocar uma empresa em funcionamento.
Irá envolver discussões sobre teologia, filosofia, fenomenologia e outras áreas que englobam a compreensão da condição humana, a experiência da fé e os sentidos da vida. Os acadêmicos ainda vão debater as fronteiras entre fé e ciências e como elas se conectam em temas limítrofes, como: início da existência, fim da existência, se há sentido no sofrimento, felicidade, entre outras temáticas.
A disciplina vai propor ao acadêmico criatividade, adaptação, inovação, reformulação de técnicas e narrativas, como a animação em stop motion e projeções de vídeos fora das salas convencionais. Destinada para os alunos que gostam do mundo audiovisual, busca instigar a curiosidade para trabalhar com o audiovisual.
A disciplina vai fazer com que o acadêmico aprenda a identificar se uma informação é falsa ou verdadeira. Além disso, o estudante se manterá atualizado sobre conteúdos como informação e desinformação, fake news, checagem de notícias e interpretação nos diferentes meios de comunicação.
Objetivo é explorar tópicos fundamentais para a jornada de um acadêmico no mundo digital. O estudante vai aprender a organizar dados e gerenciar informações de maneira eficiente. Vai descobrir também sobre as melhores práticas para trabalhar na nuvem, além de lidar com a gestão de dados, equipes e projetos. Ferramentas para criação de relatórios e gráficos, formatar textos, planilhas e apresentações também serão temáticas abordadas. O aluno ainda vai entender o que são as IA’s, os diferentes tipos e as diversas aplicações existentes.
Sustentabilidade, competição global, necessidades de inovação, além de mercado de exportação, diversificação de produtos e criação de valor ao produto, são alguns temas que serão abordados e discutidos na disciplina. O acadêmico vai compreender como produzir melhor, focando no meio ambiente e mudança climáticas.
Na disciplina serão desenvolvidas temáticas sobre o gênero aplicado às decisões dos tribunais para uma melhor atuação profissional. O acadêmico vai conhecer as principais modificações legislativas quanto ao direito das mulheres e todas as mudanças que impactam na fundamentação das decisões dos juízes brasileiros.
Irá discutir a trajetória história do gênero musical, por meio de uma abordagem social, vinculando as mudanças pelas quais o rock passou ao longo do tempo. Os conteúdos estão organizados em ordem cronológica, iniciando com o surgimento na década de 50, até a situação atual, dando ênfase a períodos mais marcantes, como os anos 60, 70 e 80. Ainda será estudado a história do rock no Brasil e no Rio Grande do Sul, além de momentos que se destacam na cidade Santa Maria, como as décadas de 80 e 90.
O acadêmico terá a oportunidade de expandir seus conhecimentos e capacidades na criação de textos, imagens, design, áudios e vídeos com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Ainda será discutido os prós e contras do uso no cotidiano, além do entendimento completo das diversas ferramentas possíveis da Inteligência Artificial.
Na disciplina serão trabalhados produtos culturais que fazem parte do dia-a-dia dos acadêmicos, como o audiovisual literário, meme, gráfico, gêneros musicais, entre eles o funk, rap e o hip-hop. Além disso, também serão discutidos os conceitos de arte e cultura, por meio de uma forma dinâmica e envolvente.
Irá discutir sobre a importância do planejamento financeiro na vida pessoal e profissional. As aulas terão como metodologia aulas práticas, em laboratório, estudos de caso, além da participação ativa do acadêmico para o protagonismo em suas gestões financeiras e em suas carreiras.
A disciplina irá aprofundar os conhecimentos em uma das áreas de Tecnologia de Alimentos. Será estudado a história e como o pão tem sido um alimento básico ao longo dos séculos, além dos ingredientes utilizados na panificação e as características dos diferentes tipos de farinha. Os acadêmicos ainda vão entender os processos de fermentação, amassamento, cozimento e como cada um contribui para o resultado final do pão.
Conheça as disciplinas que estão sendo ofertadas novamente nesse semestre:
Temas como empreendedorismo, inovação, modelo de novos negócios serão tratados. O acadêmico irá compreender como essas temáticas vão colaborar na construção de uma identidade profissional e de seu negócio. Será pensado como uma ideia inovadora, pode trazer a realização profissional.
Será estudado a Unreal Engine e seus principais recursos para a programação de jogos digitais. Essa é uma das ferramentas mais poderosos para criação 3D em tempo real e experiências foto realistas do mercado. Também será estudado blueprints, que é o sistema de programação visual da Unreal Engine. Além disso, será trabalhado a criação dos principais elementos gráficos que podemos utilizar nos jogos, como paisagens e materiais. Também será explorado tópicos adicionais, como a criação de personagens, programação de jogos multiplayer, interfaces gráficas, entre outros. As aulas serão práticas em laboratório.
O acadêmico irá aprender a realizar uma boa foto utilizando equipamento fotográfico profissional. Também irá conhecer softwares específicos de edição digital para que o conhecimento na área seja completo. Além disso, o estudante estudará a história da fotografia, evolução tecnológica com o passar dos anos e os grandes nomes da área.
Compreender as lógicas e as consequências da construção cultural dos papéis de gênero na sociedade e consequentemente descontruir muitas das ideias equivocadas sobre essa temática que circulam hoje nas mídias sociais é o objetivo da disciplina. A metodologia envolve discussões, relatos de experiência e atividades práticas. Além de como a música, programas de televisão e o cinema ajudam a pensar as distinções de gênero e a busca pela equidade na sociedade.
Medicina Tradicional Chinesa, Terapia Indiana Ayurvédica, Terapia das Pedras Quentes, Ioga Terapia, esses são alguns assuntos que serão abordados durante a disciplina. Temáticas com informações amplas, que poderão ser utilizadas não só na carreira profissional, mas também na vida pessoal.
Trabalhará conceitos e recursos fundamentais e iniciais para o desenvolvimento de programas. Além disso, vai ensinar como instalar e configurar seus pacotes e bibliotecas, como construir e executar programas, fazer programas com manipulação de arquivos, gráficos, entre tantos outros. Sempre utilizando boas práticas de desenvolvimento software. As aulas serão práticas em laboratórios.
Pensada para complementar os temas abordados em Tecnologia de Alimentos, em alguns cursos de Graduação. O estudo será iniciado pelo histórico da produção dessas bebidas e os tipos de fermentação. Depois, a produção de vinhos e suas diferenças, como são produzidos e fermentados espumantes. Além dos tipos de cervejas mais consumidos no mundo, whisky, gin e rum. A disciplina ainda possibilitará visitas técnicas e análises em laboratório.
Como o cérebro funciona, como reage, processa informações, responde aos nossos comandos, essas temáticas serão abordadas na disciplina. Um estudo interdisciplinar com abordagem neurobiológica, com os principais processos neurais associados ao desenvolvimento. Percepção do ambiente externo, comportamento, memória e inteligência, os acadêmicos irão estudar do neurônio ao cérebro. As aulas serão dinâmicas com a utilização de metodologia ativas, tais como: estudos clínicos, júri simulados, criação de artefatos cognitivos e análise de filmes. Os conteúdos abordados abrangem diversas profissões, por isso é voltado para os acadêmicos de todas as áreas.
A disciplina é destinada para aqueles estudantes que sentem dificuldades para se soltar quando falam em público, que travam quando precisam apresentar trabalhos. O acadêmico vai poder soltar o corpo e a voz, com aulas no sábado com o intuito de não atrapalhar na rotina de estudos.
Dividida em quatro unidades, a disciplina vai trabalhar os conceitos básicos de farmacologia e os tipos de interações medicamentosas e como funciona na prática profissional. Perguntas como: ‘Você sabe se um medicamento pode ser tomado com outro medicamento? Ou com algum alimento?’, ‘Posso consumir álcool ou um chá de plantas durante o tratamento com medicamentos?’ serão discutidas.
A eletiva busca promover a reflexão e a reavaliação dos seus objetivos e da forma como você se apresenta. Assim, será trabalhado métodos para que o estudante possa desenvolver seu projeto de vida pessoal e uma carreira profissional de sucesso. Trabalho em equipe, profissional adaptativo, visão ampla e motivação, são algumas das temáticas que serão abordadas durante a disciplina.
A disciplina vai fazer com o que o acadêmico domine o básico da linguagem audiovisual, isto é, compreender como se estrutura planos, ângulos e movimentos de câmera. Também será criada ideias de vídeos de curta duração e experimentado técnicas de gravação de imagens, captação de áudio, de desenho de som e de edição audiovisual. Isso vai ajudar com que o estudante componha audiovisuais com diferentes estéticas e produção de sentidos.
Busca atender uma necessidade muito importante, trazer a tecnologia para a área da saúde, especialmente em inteligência artificial e teleatendimento. Dividida em quatro módulos, o estudante vai conhecer os pré-requisitos para instalar um sistema de telessaúde e o uso na prática, estudar as questões éticas vinculadas a área, compreender as ferramentas e que já estão disponíveis para a prática e por fim colocar todo o conhecimento em pauta para elaboração de uma ferramenta de telessaúde.
Na disciplina iremos discutir sobre as questões de inclusão (mobilidade urbana, acessibilidade, tecnologias assistivas e tecnologias por impressão 3D) de forma prática e multidisciplinar, a partir de conversas com pessoas com deficiência, atividades ao ar livre e visitas em locais que visam a maior independência destas pessoas.
Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo