Conferência sobre ‘Chat GPT’ reúne acadêmicos da Pós-graduação Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/03/2023

Na noite de sexta-feira (24), os cursos de Pós-graduação Lato e Stricto Sensu participaram da Conferência de abertura do ano acadêmico intitulada ‘Chat GPT e suas implicações no ensino e na pesquisa’. A palestra, destinada a todos estudantes das Especializações, Mestrados e Doutorados da Universidade, foi conduzida pelo professor Ronaldo Mota, membro da Academia Brasileira de Educação (ABE).

O Chat GPT (Generative Pre-trained Transformer), consiste em uma ferramenta baseada em inteligência artificial, que pode ser uma aliada importante nos estudos acadêmicos, nas atividades de pesquisa e na vida profissional. O palestrante destacou a frequente comparação entre humano x máquina e frisou que os robôs superam os humanos em duas das três principais competências: a física e a cognitiva. Apesar disso, a capacidade de metacognição ainda segue preservada. “É tentador comparar essas redes de aprendizado profundo com o funcionamento do cérebro humano. Este tem mais de uma centena de bilhões de neurônios, os quais são conectados entre si por centenas de trilhões de sinapses”. Esses sistemas que conferencista evidencia, transitam de maneira parecida das redes não humanas, como a inteligência artificial de nova geração, compatível a preparação desempenhada ao longo das primeiras infâncias e da juventude, quando se capacita a identificar padrões, associações e combinações.

As discussões sobre desenvolvimento científico e tecnológico nos últimos anos refletem as diferentes plataformas que se encontram disponíveis. De acordo com o Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Marcos Alexandre Alves, o Chat GPT é uma tecnologia que deve ser utilizada, com cautela, prudência e ética. “Como tecnologia ela não é boa nem má, isso só vai depender da utilização que faremos dela e obviamente como um meio de recurso. Não podemos esquecer que devemos tratá-la sempre com a devida criticidade, com devido cuidado porque os resultados que ela produz precisam passar sempre pelo crivo e análise crítica”.

A Diretora de Ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu, professora Claudia Zamberlan, destaca a conferência ministrada pelo professor Ronaldo como um agregador na questão de ensino e vida acadêmica: “O assunto integra principalmente na questão das pesquisas, coleta de dados, viabilizar a questão da continuidade de dados, evidencias científicas e também nas pesquisas de campo”.

A conversa finalizou incentivando um explorar pedagógico do potencial de diálogo e colaboração contínua entre estudantes e máquina. A importância desses atributos foram associados à capacidade de pensar e de aprender, para fim de reunir diferentes áreas do saber para solucionar um projeto. “Considero que a conferência ao abordar sobre as transformações tecnológicas trouxe reflexões que vão impactar na nossa vida profissional, tais como o uso da inteligência artificial, o preparo para constante evolução das ferramentas digitais e as mudanças que vão ocorrer na sociedade com o uso das tecnologias em relação a ética”, destaca a acadêmica do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, Claudia Ribas.

Texto e Fotos: Gabriela de Flores Neto/Jornalista