Comunidade acadêmica se envolveu na elaboração do PDI 2023-2027 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
01/09/2022

Desde o início do mês de julho até as últimas semanas de agosto, a comunidade acadêmica da Universidade Franciscana (UFN) vem se movimentando no sentido de reunir esforços conjuntos ao pensar seu futuro através da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027. O instrumento de planejamento e gestão, integra o processo avaliativo da UFN e, conforme a legislação da Educação Superior vigente, é elaborado para um período de 5 anos e cada Instituição de Ensino Superior realiza seu planejamento de modo livre e criativo.

“Estamos concluindo a etapa de sistematização do Plano em acordo com os resultados das reuniões de escuta da comunidade acadêmica e iniciando a fase de elaboração dos textos e do cronograma de implantação de projetos e ações. Após essa fase o documento será encaminhado ao Conselho Universitário para apreciação”, esclarece a Assessora de Planejamento da UFN, Viviane Cioccari Dressler sobre as metodologias aplicadas com organização da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e apoio da Reitoria da UFN.

Para que os resultados refletissem a realidade de quem vive a Universidade, professores, técnico-administrativos e estudantes de todos os cursos e semestres se engajaram, durante datas diferentes, em processos de escuta, troca de ideias e indicações de novas perspectivas que colaborem para as vivências acadêmicas. Foram realizadas reuniões de análise de cenário e de tendências com os integrantes do corpo universitário, além de um Workshop em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em que também participaram representantes da comunidade externa.

Este diagnóstico irá subsidiar a elaboração e a construção do PDI para os próximos 5 anos da Universidade. Foram avaliados cenários de potência e cenários que precisam ser melhor elaborados”, comenta a professora Sibila Rocha, coordenadora da CPA, a respeito da pesquisa que foi aplicada em grupos heterogêneos, de forma anônima, a fim de guiar o percurso institucional. “É neste momento que a comunidade acadêmica se olha, reflete e diz ‘Para onde queremos caminhar nos próximos anos? O que deveremos fazer para potencializar o que já temos de bom e o que cenários negativos nós temos e devemos fazer melhores ações”, finaliza.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: ASSECOM UFN