Comunidade Acadêmica da UFN conhece seus novos Gestores Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/12/2022

Seguindo a programação de posses da Universidade Franciscana (UFN), que iniciaram na última quarta-feira (14) com a recondução aos cargos da equipe diretiva da Reitoria constituída pela Reitora, Vice-reitora, Pró-reitora Acadêmica, Pró-reitora de Administração e Finanças e Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa. O dia de hoje (sexta-feira, 16) foi marcado pela cerimônia de posse de 11 Diretores Administrativos e dos 40 Coordenadores e seus adjuntos dos cursos de Graduação e Pós-graduação da Universidade que cumprirão um mandato de quatro anos. A UFN, que em 2023 completa 68 anos de trajetória, atualmente conta com cerca de 800 professores e colaboradores administrativos, mais de 4 mil estudantes de Graduação e de Pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) e já formou mais de 32 mil profissionais.

“Nesse entendimento, a gestão acadêmica fundamenta-se na missão de promover a formação humana e técnico-científica, para construir e socializar o conhecimento em vista do bem. Ocupando, como as demais políticas desta Universidade, o olhar atento de cada dirigente para perceber a complexidade da organização e a responsabilidade para a tomada de decisão em vista do acompanhamento dos processos administrativos e do discernimento para projetos futuros. A gestão acadêmica, desse modo, desafia ao contínuo aprendizado em conhecimento e liderança e abrange competências para a tomada de decisão”, explanou a Reitora da UFN, professora Iraní Rupolo ao evidenciar alguns dos valores essenciais ao gestor enquanto líder, como: confiança, ética e diálogo.


“Podemos afirmar, com segurança, que a UFN foi a primeira Instituição de Ensino Superior da região central do Rio Grande do Sul, fato que a torna vanguardista e pioneira. Além disso, que ela é inovadora, que é católica, que é de Santa Maria e que preza pela qualidade do ensino e pelo desenvolvimento da sociedade nas esferas intelectual e humana”, destacou a jornalista e Diretora da Assessoria de Comunicação, Carina Batista Bohnert, ao falar em nome dos Diretores Administrativos empossados. Egressa do curso de Jornalismo, a Diretora deixou claro em seu discurso o orgulho compartilhado dos que carregam o diploma da UFN: “Uma Universidade que forma pessoas capacitadas para a atuação profissional, crescimento pessoal e transformação da sociedade”.


A professora Eliane Aparecida Galvão Dos Santos, coordenadora do curso de Pedagogia, em sua fala representando os coordenadores de Graduação empossados trouxe dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que a Educação Superior brasileira conquistou na última década o aumento de 32,2% de estudantes. “Sem dúvida, ser coordenador e estar aqui hoje para afirmar este compromisso diante da comunidade acadêmica é um ato de responsabilidade que nos coloca diante do necessário diálogo diante de nossos pares, Reitoria, Pró-reitorias, professores, técnicos-administrativos e estudantes. E o que nos identifica é o trabalho coletivo entre todas as instâncias da UFN, resultado de um grande engajamento por meio do compartilhamento de ideias e ações concretizadas de maneira viva e dinâmica. A fim de seguir a missão e os valores institucionais, que têm como base a formação humana na sua integralidade institucional de excelência”, pontuou.

Já o coordenador do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL), professor Diego Carlos Zanella, ao representar os cursos de Mestrado e Doutorado trouxe luz ao sistema de avaliação da Pós-graduação, que agora é multidimensional “pois analisa a importância dada ao ensino e à aprendizagem, à internacionalização, à produção científica, à inovação e transferência de conhecimento e o impacto e relevância econômica e social dos programas. Todas elas dimensões que ajudam a reconhecer as diversidades, vocações e qualidades destes programas de pós-graduação”. Ele ainda compartilhou a informação que, no último ciclo avaliativo da Pós-graduação brasileira, os cursos da UFN obtiveram um significativo crescimento em qualidade: “No mês de setembro, recebemos o resultado da avaliação quadrienal 2017-2020, que deixou a nossa Pós-graduação Stricto Sensu muito contente já que, nossos cursos foram muito bem avaliados, sendo que 25% dos deles obtiveram o Conceito 5, outros 62,5% o Conceito 4 e 12,5% obtiveram Conceito 3. Esse é um resultado que precisamos comemorar”, referindo-se à avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que atestou à Universidade Franciscana o grau de excelência das suas formações continuadas.

A solenidade que empossou e também reconduziu aos cargos os Diretores Administrativos, Coordenadores e Coordenadores Adjuntos dos cursos de Graduação e Pós-graduação da UFN contou com a animação musical proporcionado pelo Trio de Cordas Quimera, composto pelas musicistas Clara Lamonaca ao Violoncelo, Jamile Padoin no Violino e Taiane Machado ao Contrabaixo. E teve a forte presença dos colaboradores de diversos setores da Universidade e de familiares dos gestores empossados que vieram acompanhar este momento tão especial.

 

DIRETORES ADMINISTRATIVOS

Patrimônio - Carlos Rui Robalo da Silva
Ensino de Graduação - Janilse Fernandes Nunes
Gestão de Pessoas - Izabel Cristina Charão Pereira
Ensino de Pós-graduação - Claudia Zamberlan
Pesquisa - Aline Ferreira Ourique
Acadêmico Administrativo - Leonardo Silva de Camargo
Secretaria Acadêmica - Clarice Rieder
Assessoria de Comunicação - Carina Batista Bohnert

ÓRGÃOS DE APOIO

Biblioteca - Eunice de Olivera (Diretora)
Ambiente de Inovação - Lissandro Dorneles DallaNora (Diretor)
Tecnologia da Informação - Daniel Rovadoschi (Diretor)


COORDENAÇÕES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Biomedicina - Aline Grohe Schirmer Pigatto
Enfermagem - Carla Lizandra de Lima Ferreira
Farmácia - Camila Franco
Fisioterapia - Lilian Oliveira de Oliveira
Medicina - Léris Salete Bonfanti Haeffner e Angela Regina Maciel Weinmann (Coordenadora Adjunta)
Nutrição - Elisangela Colpo
Odontologia - Patrícia Pasquali Dotto e Debora Martini Dalpian (Coordenadora Adjunta)
Psicologia - Fernanda Real Dotto e Felipe Schroeder de Oliveira (Coordenador Adjunto)
Terapia Ocupacional - Carine Baldicera de Grandi

CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS

Arquitetura e Urbanismo - Francisco Queruz
Ciência da Computação - Ana Paula Canal
Design - Ciria Moro
Engenharia Ambiental e Sanitária - Germano Possani
Engenharia Biomédica - Luiz Fernando Rodrigues Júnior
Engenharia de Materiais - Luiz Fernando Rodrigues Júnior
Engenharia Química - Germano Possani
Engenharia Civil - Juliane da Silva Davila
Física Médica - Cláudia Lange dos Santos
Matemática - Letícia Oberoffer Stefenon
Sistemas de Informação - Fabrício Tonetto Londero
Tecnologia em Design de Moda - Salette Mafalda Oliveira Marchi
Tecnologia em Jogos Digitais - Ricardo Frohlich da Silva
Tecnologia em Radiologia - Cláudia Lange dos Santos

CIÊNCIAS HUMANAS

Filosofia - Solange de Moraes Dejeanne
História - Roselâine Casanova Corrêa
Letras - Erick Kader Callegaro Correa
Pedagogia - Eliane Aparecida Galvão dos Santos

CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD)

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - JanainaMarchi
Tecnologia em Marketing - Janaina Marchi

CIÊNCIAS SOCIAIS

Administração - Renata Coradini Bianchi
Ciências Contábeis - Lucas Almeida dos Santos
Ciências Econômicas - Taize de Andrade Machado Lopes
Direito - Cristiano Becker Isaia e Carla Souza da Costa (Coordenadora Adjunta)
Jornalismo - Iuri Lammel Marques
Publicidade e Propaganda - Graziela Frainer Knoll

COORDENAÇÕES DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | Mestrado Acadêmico e Doutorado - Thais Scotti do Canto Dorow
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - Leonardo Dalla Porta
Programa de Pós-Graduação em Nanociências: Mestrado e Doutorado - Alencar Kolinski Machado
Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil - Dirce Stein Backes
Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida - Carina Rodrigues Boeck
Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Diego Carlos Zanella



divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação