Comunicadores da RBS conversaram com alunos de Jornalismo da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/08/2022

Na última sexta-feira (19), a Universidade Franciscana (UFN) recebeu a ‘Caravana do Esporte’, projeto do Grupo RBS que promove um bate-papo dos jornalistas com acadêmicos dos cursos de Comunicação da UFN e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A atividade contou com a presença do gerente-executivo de esportes, Tiago Cirqueira e dos comunicadores de rádio e televisão Alice Bastos Neves, Maurício Saraiva e Luciano Périco.

Com a presença de quatro dos 90 profissionais envolvidos com esporte no Grupo RBS, o bate-papo abordou como o Jornalismo Esportivo tem relação com a responsabilidade social e como ele conversa com o entretenimento do público. Além disso, foram apresentados os produtos visuais que a RBS TV elabora para o Globo Esporte, com relatos das experiências dos próprios comunicadores e como eles contribuem durante os processos criativos.

“A gente sabe que não é só futebol, o Globo Esporte fala prioritariamente de futebol porque é o esporte que atinge a maioria das pessoas, mas claro que também os outros esportes têm espaço, e com isso a nossa responsabilidade também é contar histórias e trazer para o lado do esporte questões sociais”, destaca o narrador de futebol da RBS TV, Luciano Périco. O jornalista ainda dá o exemplo das séries ‘Caminhos’, que mostra que é necessário cuidar da saúde e a importância da atividade física e ‘Vitórias’, que atua como conscientização para as mulheres sobre o Câncer de Mama. “Se a gente for ver numa pauta normal, isso não entra no esporte, mas o esporte interage com o viés de conscientização, de ajuda e de caminho”, complementa.

O comentarista Maurício Saraiva ressalta que um dos desafios sempre presentes na pauta da equipe é conseguir comunicar a competitividade que está presente no esporte e perpassa diversos sentimentos como a alegria, o drama e a tristeza: “Quando tu puder casar o jornalismo com o divertimento e entretenimento, o fato vai te mostrar que isso é possível e o desafio diário é tu não perder a mão, de nem ser sisudo quando tinha que ser leve, e nem ser leve quando tinha que ser mais jornalístico. Esse desafio é programa a programa”.

Para o acadêmico do 2º semestre do curso de Jornalismo da UFN, Miguel Cardoso, foi uma experiência que agregou muito à sua formação e que o fato de ver referências da profissão tão perto, mostra que o sonho de trabalhar em uma grande emissora não é tão distante. “O aprendizado foi gigante, desde como se portar com as câmeras ligadas, ou desligadas. Uma aula de comunicação. Me mostrou que o jornalismo, além de informação, também é uma ótima maneira de contar histórias e como isso precisa ser trabalhado para cativar a audiência”, afirma o estudante.

Texto e fotos: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo