Comunicado à Comunidade Universitária Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/04/2021

A Universidade Franciscana, em conformidade com o Decreto nº 55.856 de 27 de abril de 2021, emitido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, atenta ao cenário decorrente da pandemia da Covid-19, compartilha com a comunidade acadêmica o compromisso da observância dos protocolos sanitários necessários ao cuidado pessoal e coletivo.

Na expectativa de um tempo mais promissor quanto à superação desse estado de emergência e a continuidade das atividades acadêmicas nesse primeiro semestre, estabelece as seguintes orientações:

a) as aulas teóricas prosseguem em modo remoto, com aulas síncronas, isto é, aulas no mesmo horário das disciplinas;
b) as atividades práticas, estágios, laboratórios, pesquisa e atendimento em plantão de dúvidas presenciais podem ser realizadas de acordo com o planejamento de cada curso e com os protocolos institucionais de prevenção e controle da Covid-19;
c) as orientações e bancas de trabalho de conclusão de curso, de graduação e de pós-graduação, seguem em modo remoto, exceto em situações em que a presencialidade seja indispensável;
d) essas orientações podem ser alteradas de acordo com mudanças no Modelo de Distanciamento Controlado para Educação, observada a situação de emergência sanitária.

O cenário ainda alerta para a observância dos protocolos e espírito de coletividade em que, as atividades acadêmicas relacionadas à Universidade, seja em espaços do campus ou em atividades externas, não envolvam contato físico e aglomerações.

Agradecemos a compreensão de toda comunidade acadêmica na expectativa de um período mais promissor. Reiteramos o compromisso com a saúde e a preservação da vida.

Santa Maria, 29 de abril de 2021.
Reitoria da Universidade Franciscana