‘Como escrever um bom artigo científico’ foi tema de encontro do GEPESES Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/06/2023

O curso de Enfermagem e o Mestrado profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), promoveram o último encontro deste semestre do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde (GEPESES). A atividade ocorreu ontem (28) e abordou a temática ‘Como escrever um bom artigo científico’. O momento contou com a participação da coordenadora do Mestrado em Saúde Materno Infantil e líder do grupo de pesquisa GEPESES, professora Dirce Stein Backes.

Na ocasião, a mediadora do encontro, professora Dirce, apresentou o artigo ‘Pré-natal coletivo mediado por tecnologia educativa: percepção de gestantes’, recentemente publicado na Revista Ciência & Saúde Coletiva. Atualmente, a revista onde o artigo foi publicado, está classificada com a categoria A1 no Qualis/Capes, sistema de classificação de periódicos para a avaliação de programas de pós-graduação.

O artigo resultou da pesquisa de Trabalho Final de Graduação (TFG) em Enfermagem de Leandro da Silva de Medeiros, apresentado para banca em dezembro de 2022, com o apoio do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS/FAPERGS).O graduando Leandro Medeiros, comenta que esta pesquisa é fruto de um trabalho coletivo: “Essa publicação, em uma revista de impacto nacional e internacional, amplia a visibilidade do nosso Mestrado e das instituições envolvidas direta ou indiretamente no desenvolvimento do estudo.

A bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de Chamada Universal e acadêmica de Enfermagem, Alice Guadagnini, considera de grande importância encontros desse viés. Pois, pode-se aprofundar os conhecimentos da área e da escrita de artigos de forma qualificada. “Participar desse encontro do GEPESES foi sem dúvida, a melhor escolha que tive. Foi um momento proveitoso, tendo em vista os vastos conhecimentos transmitidos pela professora Dirce Backes. Muitos aprendizados foram adquiridos, possibilitando o desenvolvimento de habilidades para a escrita de artigos científicos, tão necessários dentro do contexto acadêmico”, destaca.

Para Lisiele Marin Roath, estudante de Enfermagem e bolsista de Iniciação Científica, o encontro mostrou que escrever um artigo permite aos autores o compartilhamento de informações e aprendizado contínuo. Este aspecto relaciona a busca por referenciais teóricos e bibliográficos: “Proporciona conhecer vários conceitos e realidades, além de ajudar nas através de dados científicos. A pesquisadora trouxe de forma direta e simples, mas com grandes ensinamentos para que todos presentes conseguissem compreender”, ressalta.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Foto: Divulgação/ Enfermagem