Comitê de Ética com Seres Humanos da UFN participa de treinamento em Santa Catarina Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/10/2018

Representantes do Comitê de Ética com Seres Humanos - CEP da Universidade Franciscana participam de um encontro para treinamento de membros dos Comitês de Ética do Estado de Santa Catarina, Paraná e do Rio Grande do Sul.

O evento organizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP ocorreu nesta segunda e terça-feira, dias 22 e 23 de outubro, na cidade de Joinville, em Santa Catarina.

Participam do encontro, a coordenadora do CEP da UFN, professora Alethéia Peters Bajotto e a funcionária administrativa, Lisiane Dias Alves.

O CEP é um colegiado de caráter consultivo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade para contribuir no desenvolvimento do estudo dentro de padrões éticos.

Além disso, ele rege e orienta pesquisas que, individual ou coletivamente, tenham como participante o ser humano, e o envolva de forma direta, incluindo materiais biológicos, ou indiretamente, incluindo o manejo de seus dados e informações.

O Conep realiza a cada dois anos um curso de reciclagem com os membros dos CEP das instituições de ensino, e têm como objetivo a atualização desses profissionais.

Nesses dois dias de curso foram discutidas a resolução vigente, problemas atuais e, também, houveram troca de experiências entre os presentes.