Comissão Própria de Avaliação da UFN finaliza série de encontros virtuais Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/08/2021

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), da Universidade Franciscana, realizou nos meses de julho e agosto o total de quatro reuniões virtuais com os Grupos de Autoavaliação Institucional (GAI). Os encontros contaram com a participação de representantes docentes, discentes e técnicos-administrativos das quatro áreas do conhecimento: Ciências da Saúde, Ciências Sociais, Ciências Humanas e Ciências Tecnológicas.

A proposta trata-se da perspectiva qualitativa do processo de autoavaliação institucional referente ao ano de 2021, que será complementada com os instrumentos avaliativos quantitativos que irão indicar as competências institucionais, assim como, servir de ferramenta de gestão para promover a melhoria da qualidade da entidade educacional.

As questões debatidas durante estes encontros referem-se aos cinco eixos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), permearam os seguintes assuntos: a relação entre planejamento e avaliação das atividades remotas; identificação da missão da UFN no cotidiano universitário; definição de quais políticas de atendimento aos estudantes influenciam na permanência na Instituição em tempos de ensino remoto; relação entre gestão e qualidade de ensino oferecidos pela Universidade; e a contribuição das plataformas digitais ofertadas pela UFN e um olhar sobre a educação híbrida.

O retorno destes questionamentos servirão como direcionamento para que a CPA possa mapear novos objetivos, estratégias, metodologias, recursos e calendário de métodos analíticos para o ano de 2022. Já que, a Comissão, atua também na revisão dos instrumentos avaliativos com foco na metodologia e ensino híbrido e remoto.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista da UFN