Comissão de Ética no Uso de Animais da UFN traz palestra sobre experimentos com animais Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/08/2021

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Franciscana (UFN), em conjunto com os cursos de Biomedicina, Farmácia, Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida e o Programa de Pós-graduação em Nanociências realizarão no dia 26 de agosto a palestra ‘O princípio dos 3 Rs e a utilização de animais no século XXI’.

A palestrante convidada será a doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Bianca Marigliane. Ela é vencedora do prêmio Lush Prize - edição 2015 - na categoria Jovem Pesquisador, que é a maior premiação no setor de testes toxicológicos em animais e foca exclusivamente na substituição das cobaias vivas.

O projeto trabalhado por Bianca, com investimento do prêmio Lush Prize, desenvolveu um método in vitro com o objetivo de terminar com o uso do soro bovino fetal em testes, procedimento que ocasiona cerca de 2 milhões de fetos bovinos mortos por ano. O Prêmio reconhece que, para ter um futuro de testes químicos mais humanos e confiáveis, é preciso de mais pessoas envolvidas em diversas áreas, desde campanhas ativistas e treinamentos de cientistas, até tecnologias alternativas de ponta.

A palestra organizada pelo CEUA tem o objetivo de trazer uma discussão mais detalhada sobre a formação e a conscientização da comunidade acadêmica a respeito do uso de animais em pesquisas científicas. A atividade ocorrerá de forma remota via Google Meet e pode ser acessada neste link, no dia 26 (quinta-feira), às 18h30min.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo