Com São Francisco de Assis rumo à Medianeira da Graça: educadora da paz Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/11/2022

Ocorre neste final de semana, durante os dias 5 e 6, a 79ª Romaria Estadual da Medianeira que marca a retomada das celebrações presenciais. As festividades da intercessora de todas as graças acontecem em dois dias repletos de fé, acolhimento e muita devoção. No ano em que Igreja Católica dedica maior atenção à educação, especialmente pela Campanha da Fraternidade e pelo Pacto Educativo Global, três aldeias temáticas - hospitalidade, paz e fé - vão recepcionar os devotos com apresentações artísticas e culturais no sábado (5) e domingo (6) à tarde no Parque da Medianeira.

UFN na Aldeia Hospitalidade

A Universidade Franciscana,representada pela Pastoral Universitária, leva para a AldeiaHospitalidade da 79ª Romaria Estadual da Medianeira, no sábado (5), das15h às 16h, algumas experiências e vivências franciscanas por meio da música e também de um desfile de moda.

O professor do curso de Psicologia, Felipe Schroeder de Oliveira, que também é músico, levará um pouco do seu talento para deixar a tarde no Parque da Medianeira ainda mais agradável, animada e acolhedora. O curso de Design de Moda, representado pela professora Caroline Manucelo Colpo, fará um desfile de peças produzidas pelos alunos do curso para o Projeto Brincando Moda. O Projeto desenvolve pesquisas criativas sobre o universo infantil e visa a entender as demandas da sustentabilidade, já que as produções utilizam tecidos doados e que estavam em desuso.

Já o grupo Paz e Bem, integrado por professores, funcionários e gestores da UFN, irá desenvolver atividades de hospitalidade e acolhimento com crianças e famílias que passarem pela tenda dahospitalidade das 15h às 16h.  Nodecorrer das ações, haverá muita música, alegria e descontração para que amensagem de São Francisco de Assis chegue a todos e nos prepare para o grande encontro com Maria na Romaria Estadual da Medianeira.

No Parque da Medianeira ainda terá chimarródromo, venda de doces e produtos coloniais além de atividades e brinquedos para as crianças e famílias se divertirem juntas em preparação à festa da padroeira.

A Romaria

No domingo (6), toda acomunidade acadêmica da Universidade Franciscana está convidada a acompanhar a procissão que sai da Catedral Metropolitana, às 8h30min, em direção à Basílica da Medianeira para a grande celebração da Santa Missa no Altar Monumento  às 10h. Convide sua família para participar da 79ª Romaria Estadual da Medianeira.

Texto: Marielle Flôres/ Jornalista –Pastoral Universitária UFN