Coletor para Campanha Paratleta é inaugurado na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/10/2022

Na última quinta-feira (29) foi inaugurado no Hall do Prédio 16 – Conjunto III da Universidade Franciscana (UFN), o coletor de material reciclável para colaboração com a Campanha Paratleta de Santa Maria que está em busca de tampinhas e lacres. A iniciativa é do curso de Fisioterapia, por meio da disciplina extensionista de Funcionalidade e Saúde que é ministrada pela professora Nadiesca Filippin, em conjunto com o Laboratório de Projetos em Design (LPD), do curso de Design da UFN, que realizou o projeto do coletor.

O coordenador da Campanha Paratleta, Denilson Souza, conta que o projeto completará 5 anos em fevereiro de 2023 e que algumas toneladas de material já foram arrecadadas durante esse período: “São vários benefícios que essa campanha traz. A gente adquire material paradesportivo, são cadeiras de basquete, cadeiras de corrida, bicicletas adaptadas, para promover o esporte adaptado. Também através dessa campanha, o pessoal começa a conhecer esse lado das pessoas com deficiência praticando atividade física, porque por incrível que pareça, tem pessoas que ainda acham que as pessoas com deficiência não podem praticar esportes, que são limitadas”.

A professora Nadiesca Filippin explica que já existem vários pontos de coleta, mas dentro da UFN esse é o primeiro e que a ideia surgiu dos alunos durante a disciplinas: “Os alunos trouxeram muito da questão ambiental, da gente reaproveitar o material, poder reciclar esse material. Não necessariamente precisam ser só tampinhas e lacres de garrafas, podem ser de qualquer produto de limpeza, por exemplo”. A docente ainda ressalta que quem deseja doar grandes quantidades de material, pode entregar diretamente no Laboratório de Fisioterapia, localizado no subsolo do Prédio 17.

“Trazendo para dentro da faculdade, é incrível como envolveu os cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Design e outros. Todo mundo participa, conhece um pouco mais sobre a campanha e qual a funcionalidade dela e ao mesmo tempo que esse material é adquirido, também pode ser usado pelos acadêmicos”, afirma o coordenador da Campanha. Além disso, Denilson Souza destaca que não só as pessoas com deficiência se beneficiam com esta ação, mas sim a cidade em geral e isso automaticamente vai resultar em mais pessoas praticando atividade física, seja por lazer ou em alto rendimento.

Texto e Fotos: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo