Clima de Copa do Mundo tomou conta do ambiente universitário Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/11/2022

Chutes a gol, bandeirinhas do Brasil penduradas, camisas da Seleção como look do dia, câmeras filmando embaixadinhas e o som de radialistas comentando ao vivo sobre os lances de futebol denunciam que a Copa do Mundo já começou. Ao menos na Universidade Franciscana (UFN), que envolveu a comunidade acadêmica na atividade ‘A Copa do Mundo na UFN’ que trouxe aos universitários uma prévia do clima festivo que tomará conta de todos os cantos do planeta a partir do dia 20 de novembro, quando a maior competição de futebol iniciar no Catar.

Na tarde desta quinta-feira (10), durante o intervalo das aulas, o pátio do Conjunto III ganhou as cores verde e amarela para ser palco de uma ação conjunta da Rádio Web UFN que apresentou um programa de rádio ao vivo, a interação da UFN TV com um quadro especial sobre a Copa do Mundo que foi gravado durante a atividade e que contou com a organização da Coordenadoria de Relacionamento da Assessoria de Comunicação da UFN (ASSECOM/UFN). Além disso, o momento teve muita descontração com desafios que foram propostos com o apoio da Academia Up Fitnnes que distribuiu brindes para os participantes.

Ancorado pelo jornalista Alam Carrion e pelo acadêmico do 6º semestre do curso de Jornalismo, Lucas Acosta, o programa ‘A Copa e Eu’ (que pode ser conferido aqui) foi transmitido ao vivo do pátio da Universidade e teve como repórter o acadêmico do 2º semestre, Felipe Perosa, que entrevistou estudantes de diversos cursos com perguntas sobre suas memórias das Copas passadas e as expectativas a respeito da conquista da sexta estrela pela Seleção Brasileira neste campeonato. O programa já tem cinco episódios gravados com convidados que fazem parte do dia a dia da Universidade como técnicos-administrativos, egressos e outros estudantes. E pode ser conferido pelo canal do YouTube, no Spotify e na grade de programação da Rádio Web UFN.

De acordo com o acadêmico Lucas Acosta, ‘A Copa e Eu’ foi pensando para comunicar mais do que informações, curiosidades e opiniões sobre o Mundial, mas sim com a missão de contar histórias sobre a competição que mexe com todos, sem exceção: “Primeiro tenho que agradecer à UFN pela oportunidade de mostrar um pouco do trabalho que fizemos na rádio, esse é só um dos programas feito por acadêmicos. E isso é importante porque conseguimos apresentar as produções que são feitas pela equipe da rádio junto com os estudantes, além de ter feito ao vivo e poder contar a participação de entrevistados. É um programa que fala de pessoas para pessoas, são histórias que outras também podem ter passado e se identificam. Interessante que conseguimos colaborar com a Universidade para entrar mais nesse clima de Copa, falando um pouco sobre o que gostamos, que é o esporte”.

Outra atração que movimentou o pátio do Conjunto III, foi a gravação do quadro ‘Clima de Copa’ que integra o programa Universo Acadêmico, da UFN TV, e que acompanhou de perto a percepção de professores, colaboradores da Instituição e dos estudantes a respeito do que a maior competição de futebol do planeta representa para cada um. “As exibições começam na próxima segunda-feira, dia 14 de novembro, e irão ao ar sempre no fim do programa, também com imagens desta ação que foi promovida pelos setores da Univerdidade. O ‘Clima de Copa’ vem para mostrar que a comunidade universitária também vai estar ligada na Copa, e que ela oferece ao mundo todo muito mais que futebol. É um universo de cores, torcidas, emoções, conhecimento e cultura", destaca o jornalista Rogério Giaretta Jr, repórter da UFN TV.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista