Cientista Aprendiz realizou bate-papo com referência mundial da Nanotecnologia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/08/2022

Com intuito de trocar experiências e impulsionar os jovens a seguirem carreira na ciência, a palestra ‘Admirável Mundo Nano’ reuniu, na terça-feira (23), estudantes do Ensino Médio no Salão Acústico - Conjunto III da Universidade Franciscana (UFN). A atividade foi desenvolvida como Aula Inaugural do projeto Cientista Aprendiz, evento realizado com objetivo de integrar a educação básica com o Ensino Superior por meio da alfabetização científica e tecnológica, trouxe como convidada a professora Marcia Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que atua como membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências (TWAS).

Dentre as temáticas abordadas estiveram a importância da nanotecnologia na sua utilização em áreas cirúrgicas, robótica e as formas de manipulação da mesma. A professora Marcia destacou a trajetória dela durante o Ensino Médio e a importância do acolhimento das escolas para desenvolver o futuro acadêmico dos estudantes. “Eu acho importante a gente motivar os jovens a terem ambição para mudar esse país, a Ciência, Física ou Química que seja tão importante as pessoas se motivarem e pensar na possibilidade de serem instrumentos para essas mudanças. E é fundamental que o Cientista Aprendiz estimule os jovens a estudar e a construir um mundo melhor”, destacou a docente sobre a necessidade da Nanociência para a vida cotidiana e como ela é uma coisa de fundo muito simples, mas que pode levar a um mundo bem sofisticado.

A atividade estimulou o bate-papo dos estudantes com a professora, que tiraram suas dúvidas a respeito do futuro da Nanotecnologia, mercado de trabalho e robótica. “Eu achei bem interessante porque é um tema que a gente não vê muito na escola e ainda mais sendo no ponto de vista de uma cientista, profissional da área”, destaca a aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Coração de Maria, Giovanna Catto. Outro assunto que se destacou durante a conversa foi a inserção da mulher na ciência e os desafios que são enfrentados no mercado de trabalho. “É importante no sentido de tem pontos de vista diferentes e ver problemas de outras formas, além de quantos problemas já seriam resolvidos se as mulheres tivessem na ciência”, finalizou a estudante. Assim como Giovanna, os alunos de outras escolas também puderem experienciar o conhecimento da palestrante como: Escola Estadual de Ensino Médio João Isidoro Lorentz, Escola Estadual de Educação Básica João XXIII, Colégio Antônio Alves Ramos (Pallotti), Colégio Nossa Senhora de Fátima, Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Quintino e Colégio Franciscano Sant'Anna

Vale lembrar que o Cientista Aprendiz é uma atividade gratuita que será realizada nos dias 01 e 08 de setembro e visa a participação de estudantes do Ensino Médio interessados na temática. As inscrições para os encontros práticos podem ser realizadas até 31 de agosto, através deste link.

Texto: Gabriela Neto / Estagiária de Jornalismo