Cientista Aprendiz possibilitou experiências práticas aos alunos do Ensino Médio Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
08/09/2022

A Universidade Franciscana (UFN) realizou nos dias 1º e 8 de setembro mais uma edição do projeto Cientista Aprendiz. As atividades gratuitas tiveram como objetivo integrar o Ensino Médio de Santa Maria com o Ensino Superior por meio da alfabetização científica e tecnológica, por meio de açõe que possibilitaram a vivência de ciência, tecnologia e inovação.

As dinâmicas foram organizadas por acadêmicos e coordenadas por professores pesquisadores dos cursos de Radiologia, Física Médica, Engenharia Biomédica, Engenharia Química, Biomedicina e Farmácia. As visitas foram realizadas com o objetivo de criar um ambiente de interação e aprendizado dos estudantes do Ensino Médio inseridos na realidade universitária. “Conversei um pouco sobre as mais de 30 habilitações que um biomédico pode fazer na área de biomedicina e logo após eles fizeram algumas atividades práticas. Eles tiveram a oportunidade de olhar os micro-organismos no microscópio e após fizeram uma reação química bem visível e colorida”, comenta a professora do curso de Biomedicina, Nathiéli Bianchin.

Os alunos conheceram os laboratórios de práticas e puderam aproveitar as visitas com explicações sobre os cursos, a fim de escolherem a área de ensino profissional que mais os interessa na Graduação. “Eu já tinha ouvido falar do Cientista Aprendiz em outros anos e neste ano resolvi me inscrever logo que abriram as inscrições. Fiquei muito feliz em poder participar deste projeto, já que a área da ciência me interessa bastante e como penso em fazer algum curso da área das Ciências Biológicas acredito que se inserir neste caminho foi bem importante”, destaca a aluna Luisa Rolim, que cursa o 3º ano no Colégio Fátima.

Texto
: Gabriela de Flores Neto / Estagiária de Jornalismo
Fotos: Fernanda da Luz/Estagiária de Publicidade e Propaganda e Gabriela de Flores Neto/Estagiária de Jornalismo