Cientista Aprendiz: aproximando o fazer da ciência das ações cotidianas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/08/2021

Desenvolvido para apresentar a ciência que está presente no cotidiano das pessoas, seja no momento em que abrimos a torneira ou quando procuramos atendimento de saúde, o Cientista Aprendiz é mais um dos projetos que integram o Profissional do Amanhã. Iniciativa inédita da Universidade Franciscana (UFN) que, a partir do dia 17 (terça-feira) irá possibilitar aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares uma imersão no ambiente universitário.

A professora dos cursos de Física Médica e Radiologia e uma das Mentoras do programa, Ana Paula Schwarz Serão realizadas atividades variadas, comenta que o aluno poderá compartilhar conhecimento por meio de interações via jogos, debate com profissionais e experimentos: “Hoje em dia, apesar de se ter fácil acesso às informações, os alunos do Ensino Médio têm muitas dúvidas quanto a carreira a seguir, pois existem muitas profissões atualmente e outras irão surgir ainda. Acredito que o aluno que se inscreveu venha com questionamentos como: saber como é o dia a dia do profissional que trabalha com ciência, se ele só trabalha com pesquisa ou como usa a tecnologia a seu favor? Onde este profissional trabalha? Outra coisa que sempre querem saber é como está o mercado de trabalho e os salários”.

O projeto Cientista Aprendiz irá proporcionar experimentação ao estudante em diversas áreas ao apresentar a ciência de uma forma descomplicada, dinâmica e interessante de se aprender. Para isso, os professores e acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Biomédica, Engenharia de Materiais, Física Médica, Radiologia, Biomedicina e Farmácia, irão atuar como Mentores e Embaixadores junto aos futuros universitários.

A acadêmica do 4º semestre de Física Médica, Janine Oliveira de Senne, esta é uma ótima oportunidade para os estudantes fazerem contato com os profissionais que estão no mercado de trabalho e de interagir com os professores: “A minha dica é que os estudantes desfrutem o máximo do programa, que interajam bastante e possam questionar sobre que carreira seguir e o que o mercado de trabalho exige. E o Cientista Aprendiz abre uma porta para a interação desses estudantes em áreas que estão crescendo bastante”.

Caracterizado pelo desenvolvimento de habilidades conhecimento, com foco na capacitação de futuros profissionais, o Profissional do Amanhã aborda cinco projetos de diferentes áreas. Entre eles, está o Cientista Aprendiz que engloba conhecimentos sobre Nanotecnologia, Medicina Nuclear e remoção de poluentes.

De acordo com o professor Luiz Fernando Rodrigues Junior, do curso de Engenharia Biomédica, para algumas pessoas os conceitos científicos podem parecer algo inalcançável ou exclusivamente para aqueles com alto conhecimento, mas na realidade a ciência envolve muita criatividade, trabalho em equipe, dedicação, resiliência, proatividade e bastante conhecimento. “Atualmente, muitas startups que trabalham com ciência e novos desenvolvimentos são criadas e organizadas por jovens que estão construindo uma carreira e uma profissão mas, ao mesmo tempo, procuram se divertir e se encontrar como cidadão para entender o seu papel social. Acredito que os alunos que irão participar do Cientista Aprendiz querem saber sobre como e onde eles podem construir uma carreira e de que forma eles podem melhorar a nossa sociedade”, comenta o professor.

A inscrição para participar do Cientista Aprendiz e dos demais projetos do Profissional do Manhã é gratuita e pode ser feita aqui, até o dia 13 de agosto.

CONHEÇA OS TEMAS QUE SERÃO DESENVOLVIDOS NO CIENTISTA APRENDIZ:

NANOFIOS: CURANDO E CONSTRUINDO O FUTURO
O uso da nanotecnologia aliada às práticas de produção de engenharia permite a construção de nanofios que são aplicados no tratamento de diferentes doenças, como por exemplo, lesões por pressão. Além disso, esses nanofios permitem a construção de sistemas para engenharia de tecidos, produção de tecidos e máscaras de proteção. Suas aplicações são inúmeras e neste tema, as Engenharias Biomédica e de Materiais, que são as responsáveis por pensar, avaliar, construir, caracterizar, qualificar e trazer ao público essa nova tecnologia, vão apresentar aos participantes uma forma de ligar a ciência e a sociedade, trazendo o futuro do nano para o presente da população.

NANOTECNOLOGIA 24H COM VOCÊ
Neste tema o participante conhecerá os produtos disponíveis no mercado ou pesquisas envolvendo Nanotecnologia na área farmacêutica e biomédica, oportunizando ao estudante do ensino médio uma experiência científica e tecnológica envolvendo medicamentos, cosméticos ou produtos de diagnóstico clínico contendo nanopartículas.

TERANÓSTICA: DA CIÊNCIA À CURA DAS DOENÇAS
Teranóstico é uma área que utiliza vias biológicas do corpo humano para formar imagens e também fazer tratamento com doses de radiação, essa é a principal inclusão na Medicina Nuclear. E neste tema o participante terá a possibilidade de ter acesso a áreas da Medicina em geral, Radiologia, conhecer a Nanociência e ver a possibilidades de sua utilização em diversas áreas do conhecimento.

TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
A contaminação do ambiente aquático é uma preocupação mundial, como as águas residuárias como corantes. Assim, neste tema serão propostas atividades sobre a aplicação do processo de adsorção na remoção de corantes, bem como qualidade de água, indo ao encontro das competências da Engenharia Química e Ambiental e Sanitária.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista da UFN