01/09/2021
O Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da Universidade Franciscana (UFN) promove nos dias 14 e 15 de setembro, o III Seminário em Ciências da Saúde e da Vida. Com o tema ‘Ciência para todos', o evento tem a finalidade de proporcionar a união entre alunos da Pós-graduação e Graduação e qualificar os conhecimentos científicos de profissionais, pesquisadores, professores e acadêmicos.
Com carga horária de 50h e vagas limitadas, o evento é destinado para estudantes e profissionais de dentro e fora da UFN, tendo como investimento o valor de R$ 30,00. No primeiro dia de atividades (terça-feira, 14), a palestra de abertura será concedida pelo professor Rafael Sarkis Onofre, da Faculdade Meridional (IMED) de Passo Fundo (RS), com o tema ‘Benefícios da síntese de conhecimento para a área da saúde’.
Já no dia 15 (quarta-feira), a palestra ‘Qui Quadrado é esse?’, será abordada pelo professor Aristeu Vieira Silva, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)/Bahia. Na sequência, o professor Luiz Carlos Rodrigues Junior, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), conversa sobre ‘A construção de uma interface entre a pesquisa, ensino e extensão em Imunologia’. Logo após, o tema ‘Ciência x Desinformação’ será pauta de discussão com a Professora Raquel Recuero, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Na última palestra do dia, a professora Rossana Colla Soletti, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Campus Litoral Norte, trata sobre ‘Maternidade com ciência: divulgando a ciência da maternidade e aumentando a representatividade das mães na ciência’.
Ainda será oferecido para os participantes do Seminário, a oficina ‘Pesquisa Acadêmica: tecnologias e ferramentas básicas’. As palestras iniciam no dia 21 de setembro com as mestrandas Patrícia Arruda Scheffer e Joana Carolina Bernhard, abordando a temática ‘Ferramentas básicas aplicadas à pesquisa acadêmica: parte I’. Outras discussões ocorrem até o dia 23 de novembro, com temas relacionados a pesquisa científica e uso de ferramentas trazidas por mestrandas. A oficina possui 50 vagas e carga horária de 5h. As inscrições, tanto para o Seminário quanto para a oficina, estão abertas até o dia 14 de setembro e podem serem feitas aqui.
Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo