Ciência em Nano escala e Nanotecnologia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
31/07/2018

Estabelecer ao estudante as conexões que existem entre a ciência mais antiga e uma nova ciência chamada de Nanociência, e ainda falar sobre a Nanotecnologia, que é a aplicação tecnológica na escala chamada Nano. Neste viés, o curso de extensão em EaD Ensino em Nanociências e Nanotecnologias quer replicar o conhecimento sobre esta nova ciência.

O curso ministrado pelos docentes Anderson Luiz Ellwanger e Solange Binotto Fagan, tem como proposta central incentivar o aluno a produzir um material didático para que ele tenha condições de ministrar uma aula a respeito do assunto, trazendo exemplos de aplicação das Nanociências, uma abordagem sobre algumas propriedades dela e como ela se modifica pelo olhar da Física e também por outras ciências como a Matemática, Biologia e a Química.

Segundo o corpo docente, a Nanociência é ciência em nano escala, e corresponde a bilionésima parte do metro. Já a Nanotecnologia, são os produtos usáveis e funcionais que envolvem essa escala tão pequena.

Estas ciências estão presentes em diversos momentos do dia-a-dia, podendo ser encontradas em cosméticos, medicações, tecnologias como o celular ou o computador, assim sendo comumente usadas, porém bem pouco compreendidas por pessoas que não pertencem a esta área.

O docente Anderson Luiz Ellwanger, explica que o público alvo pode ser bem variado, desde alunos de graduação e pós-graduação de todo o Brasil, até alunos de Ensino Médio e que isso pode contribuir para que o assunto possa ser conhecido em outros ambientes.

“Para quem já conhece é uma oportunidade de aprofundar o seu conhecimento na área e conseguir enxergar outros horizontes. Para quem não conhece nada, é uma porta que se abre em um universo completamente novo”, ressalta.

Desta forma, as nanociências impactam em diversas áreas, desde as linguagens, com o acréscimo de nominações como “confinamento quântico”, por exemplo, a Física e até o Direito, assim abrangendo um público amplo.

Para conhecer mais sobre os cursos de extensão e realizar a inscrição, clique aqui. São cinco cursos disponíveis e as inscrições vão até o dia 08 de agosto.

Texto: Fernando Cezar / Acadêmico Jornalismo
Imagem: Mark Braunstein / Fotógrafo