Ciência em Cena na Universidade Franciscana Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/03/2019

A Física tem grande importância para a humanidade. Ela nos permite conhecer as leis gerais da Natureza, que regulam o desenvolvimento dos processos que se verificam no Universo de uma forma geral.

Sabendo dos esclarecimentos que a física traz às pessoas, os professores Thais Scotti do Canto Dorow e Gilberto Orengo, ambos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFN, juntamente com a professora do Design Círia Moro e a coordenadora do Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas-MHIF, Franciele Roveda Maffi, organizaram a exposição ‘Ciência em Cena: objetos que contam história’.

A mostra reúne materiais científicos, com o resgate de objetos históricos, equipamentos científicos, especialmente da área da física, de ensino básico e superior. Os objetivos expostos integram o acervo do MHIF, localizado no Convento São Francisco de Assis, em Santa Maria.

A ideia partiu da própria reitora da Universidade Franciscana, UFN, e presidente da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis Zona Norte, Scalifra-ZN, Irmã Iraní Rupolo.

Segundo os organizadores, a intenção é resgatar os materiais antigos que, hoje, estão deixados de lado, mas, que já tiveram e ainda tem muita importância para o desenvolvimento da tecnologia. Além disso, o objetivo é que com a exposição, os visitantes possam entrar numa espécie de túnel do tempo da ciência.

Os materiais surgiram de um acervo encontrado no ano de 2017. Os instrumentos foram resgatados do Colégio Franciscano Sant’Anna, da Escola de Ensino Fundamental São Francisco de Assis e da antiga FIC, hoje Universidade Franciscana, e passaram por um tratamento de análise, preservação e catalogação.

A coordenadora do MHIF, Franciele Roveda Maffi, destacou que o espaço é aberto ao público e a atividade aproxima o ensino básico para dentro da universidade.

O professor Gilberto Orengo, explicou que a exposição tem como objetivo fazer com que os visitantes levem consigo a história dos materiais expostos, para que contribuam para o crescimento científico, tecnológico, bem-estar social, cultural e também econômico da humanidade.

“Esse resgate é importante para vermos o avanço da tecnologia e ciência na nossa história. Outro momento é que os objetos são oriundos das Escolas Franciscanas, inclusive da antiga FIC, e desta forma a memória da instituição são mantidas vivas, mostrando que as aulas experimentais sempre fizeram parte do processo de ensino, aprendizado do currículo dessas escolas”, comentou.

A professora Thaís Dorow, explica que a iniciativa da exposição, manifesta as intenções valiosas da Universidade Franciscana, com as quais a mesma compartilha, como a de cuidar do patrimônio histórico e cultural, a valorização da ciência, de respeitar a história de cada um dos estudantes e professores da educação básica e superior.

“O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática é parceiro desta iniciativa e pretende utilizar o espaço para qualificar o ensino e aprendizagem, bem como promover a educação científica nos diferentes níveis de ensino, em especial com trabalhos junto a escolas públicas e particulares de Santa Maria”, afirma.

“Ciência em Cena: objetos que contam história” está aberta para visitação no Hall do Prédio 7, no Conjunto I da Universidade Franciscana, de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

A visitação pode ser feita até o dia 13 de agosto de 2019. Ao longo do período do projeto, escolas de Santa Maria e Região serão convidadas para realizarem uma visita guiada a mostra. O intuito é que os alunos possam ter maior aproximação destes equipamentos, com a possibilidade de até tocá-los para investigar e comparar o funcionamento dos objetos de antigamente com os dos dias atuais.

SERVIÇO:

Exposição “Ciência em Cena: objetos que contam história”

Visitação: até 13.08.2019

Hall do Prédio 7 – Conjunto I da UFN (Rua dos Andradas, 1614)
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo e Carolina Teixeira / Jornalista
Fotografias: Mark Braunstein