Ciclo de Palestras da Engenharia Química Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/09/2018

Acadêmicos do Curso de Engenharia Química da Universidade Franciscana participaram da quarta palestra do Ciclo de Palestras do curso, na manhã desta terça-feira, 25 de setembro.

Ministrada pela Profª Drª Janaína Sartori Bonini, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Pato Branco, a palestra teve como tema a “Química do cimento: uma abordagem tecnológica”.

Ela explicou como era o cimento antigamente e mostrou aos presentes o que está sendo trabalhado em termos de sustentabilidade para produção deste material.

De acordo com a palestrante, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas com ideias sustentáveis para produção de cimentos.

“Aqui no Brasil ainda não tem produção desses cimentos sustentáveis em grande escala. Mas, aos poucos ele vai se tornando conhecido e, posteriormente, adquiridos”, afirmou Janaína.

A docente ainda disse que o cimento ecológico tem a mesma duração e funcionamento do cimento normal. Porém, durante o processo de produção, ele consome menos energia, menos matéria prima e menos gás carbônico.

A palestra ocorreu no Sala de Convenções do Conjunto II da Universidade Franciscana. O 1º Ciclo de Palestras de Engenharia Química terá sua próxima palestra realizada no próximo mês, dia 25 de outubro.

O tema será a “Trajetória de Engenheiro Químico em início de carreira”, ministrada por Karolina Marques Enick, da Fundição e Usinagem Ltda.

Mais informações acesse o link eventos, no site da UFN.