Chile, Portugal e Colômbia são os países que receberão intercambistas da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
01/06/2022

A Assessoria de Cooperação Interinstitucional da Universidade Franciscana (UFN) realizou na última quinta-feira (26 de maio) uma conversa com os acadêmicos que participam do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional com viagens para as universidades de Portugal, Colômbia e Chile, durante o 2º semestre de 2022. O momento foi voltado para atualizar os participantes a respeito de visto de estudos, hospedagem no exterior, cultura acadêmica e mais informações pertinentes aos estudantes que irão estudar em uma Instituição de Ensino parceira da UFN. A Egali Intercâmbios também esteve presente para esclarecer dúvidas importantes sobre passagem aérea, seguro viagem e cartão multimoeda.

“Muitas instituições de Ensino Superior buscam sua internacionalização por meio da Mobilidade Acadêmica, na qual alunos e professores estudam, trabalham ou fazem estágio em uma instituição parceira. A Universidade mantém acordos bilaterais de cooperação acadêmica porque essas parcerias enriquecem a experiência acadêmica com uma perspectiva intercultural”, detalha o professor Rodrigo Jappe, da Assessoria de Cooperação Interinstitucional.

Na UFN, os estudantes intercambistas são selecionados por meio de dois editais por ano para, assim, passarem um semestre inteiro na universidade parceira fazendo uma parte do seu curso de graduação. Nesta oportunidade, irão realizar a viagem de estudos os acadêmicos dos seguintes cursos: Enfermagem, Nutrição, Medicina, Biomedicina, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Materiais, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Terapia Ocupacional, Física Médica, Fisioterapia e Direito.

“Experiências internacionais sempre foram enriquecedoras, pois permite que quanto aluna entre em contato com outras culturas, aprenda novos idiomas e ampliar a bagagem de conhecimento. O intercâmbio na faculdade permite que saia da ‘bolha’ e descubra as mais diferentes raízes culturais. Além de ter a oportunidade de conhecer práticas recorrentes ou inovadoras no mercado de trabalho e educacional”, comenta a acadêmica de Enfermagem, Lisiele Marin Roath, que fará intercâmbio em Portugal.

Durante o encontro realizado para os alunos, a acadêmica Thaís Matte, que participou do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional em 2019, esteve presente compartilhando muitas dicas sobre sua experiência no exterior. O acadêmico Arthur Aloraldo, do curso de Nutrição, irá para o Chile na metade deste ano e conta da expectativa quanto à viagem: “É uma oportunidade de imersão indescritível poder estudar o mesmo curso em outro país, outra cultura e outra língua. É como que se fosse possível ver a ciência da qual estudo do mais amplo espectro”.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Foto: Divulgação/ Assessoria de Cooperação Interinstitucional