CEP realizará II Seminário de Ética na Pesquisa Envolvendo Seres Humanos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/07/2019

O Comitê de Ética em Pesquisa - CEP da Universidade Franciscana promoverá o II Seminário de Ética na Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. O evento tem a proposta de compartilhar a construção de uma cultura ética institucional, transdisciplinar e multiprofissional, tendo como um de seus pilares o cuidado ético na proposição de pesquisas que envolvam seres humanos. Além disso, o seminário será um espaço de discussões de parâmetros éticos adotados atualmente nas pesquisas realizadas com seres humanos no Brasil.  

O Comitê de Ética em Pesquisa é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes de pesquisas em sua integridade e dignidade, além de contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos.

A atividade está marcada para o dia 20 de agosto, na Sala de Conferências do Prédio 17, Conjunto 3 da Universidade Franciscana. O seminário é aberto para estudantes dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, e também para os docentes da UFN.

O início das conversas está previsto para às 18h30 com o intuito de promover um ambiente de aprendizagem e reciclagem a respeito dos temas que forem abordados. 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de agosto, via formulário do Google Docs, e não tem custo. Os participantes da atividade receberão certificado de participação. 

II Seminário de Ética na Pesquisa Envolvendo Seres Humanos 
20 de agosto de 2019 – Sala de Conferência, Prédio 17, Conjunto III
18h30 - Solenidade de Abertura 
18h45 - Falhas e conflitos éticos: O que podemos aprender com eles? 
19h45 - Resolução 510 x 466: modo de usar 
20h05 - Intervalo 
20h20 - O que é o que é: Relato de caso, projeto de relato de caso, relato de experiência e TCLE? 
21h30 - Painel de discussões 


Texto: Giulimar Machado / Estagiário Assecom UFN


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação