Centro Tecnológico da Atos é inaugurado na Universidade Franciscana Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/03/2021

A Universidade Franciscana - UFN inaugurou, em parceria com a Atos, líder global francesa em transformação digital, o Centro Tecnológico de Desenvolvimento e Capacitação Profissional em Santa Maria - RS.

Realizada do formato on-line e transmitida ao vivo pelo YouTube da UFN TV e Facebook da Universidade Franciscana, a solenidade contou com a participação da Reitora da UFN, Iraní Rupolo, demais membros da reitoria da Universidade, Nelson Campelo, CEO da Atos América do Sul, e Jorge Pozzobom, prefeito de Santa Maria.

A Reitora Iraní Rupolo afirmou que este era um momento muito esperado, feliz e que, ao mesmo tempo, gera esperança e grande desenvolvimento para a cidade, a região centro, o estado e o país.

“Em termos de ganhos, há para todos. Em específico, para a Universidade Franciscana, que enquanto formadora de profissionais na educação superior, vai agregar mais uma ação de competência para a qualidade de profissionais e cidadãos entregues a coletividade”, ressaltou.

A chegada da Atos em Santa Maria pretende fomentar a criação de vagas e oportunidades na região. Para este primeiro trimestre de 2021, estão previstas a contratação de 20 profissionais de TI e o lançamento de turmas de academias para estudantes.

Nelson Campelo, CEO da Atos América do Sul, disse acreditar muito no Rio Grande do Sul e no potencial existente em Santa Maria, especificamente, na área da tecnologia. “Nosso objetivo é sermos os primeiros a desbravar e desenvolver esse potencial tecnológico que Santa Maria tem. Esse é um passo que vai ser muito importante para atrair e reter jovens talentos da região para serem inseridos nesse ambiente de tecnologia e transformação digital”, destacou.

O primeiro curso de formação já está em andamento, com cerca de 24 alunos. De acordo com Reiner Perozzo, coordenador do curso de Ciência da Computação da UFN, o curso está sendo realizado de maneira remota e terá a duração de dois meses. Em breve, novos cursos serão oferecidos, conforme a demanda.

“Esses cursos visam capacitar ainda mais os alunos e egressos da nossa IES e de instituições parceiras para atender as demandas específicas de instalação que a Atos está passando agora. A importância dessa parceria é uma possibilidade de desenvolvimento tecnológico incrível para Santa Maria e região. Vamos despertar os talentos pois, de fato, nossa cidade está se desenvolvendo para ser um polo de desenvolvimento tecnológico”, finalizou o docente.

As instalações da Atos ainda estão sendo preparadas para os novos funcionários, que atuarão no Prédio 8 da Universidade Franciscana, localizada na Avenida Rio Branco, nº 639. As contratações ainda estão ocorrendo e os interessados podem se inscrever clicando aqui.

Texto: Carolina Busatto Teixeira / Jornalista UFN
Imagens: Assecom / UFN