Celebração Eucarística homenageia as mães Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/05/2023

A Celebração Eucarística, que ocorre todas as terças-feiras na Capela São Francisco de Assis no Prédio 15 – Conjunto III da Universidade Franciscana (UFN), teve na tarde de ontem (9 de maio) uma liturgia especial dedicada ao Dia das Mães que será comemorado no próximo domingo (14). Presidindo a cerimônia religiosa, o Frei Valdir Pretto, evidenciou a grande importância que a figura materna tem na caminhada espiritual e de vida. Além de fazer referência à Maria, mãe de Jesus, como protetora e guia dos católicos de todo o mundo.

“A celebração foi um momento emocionante de gratidão, fé e orações por todas as mães. Que possamos repetir, em nossas ações e atitudes, o gesto da bênção e o agradecimento por tudo que elas são e representam em nossas vidas”, destaca a mãe da pequena Maria Clara (5 anos), Marielle Flôres, que também é responsável pelo Acolhimento e Apoio da Pastoral Universitária. Na ocasião, a comunidade acadêmica se fez presente para rezar pela saúde de todas a mães e lembrar daquelas que já partiram.

A emoção tomou conta quando os integrantes do Grupo de Teatro da UFN ‘Todos ao Palco’ adentraram a Capela ao som música ‘Todo Homem’, originalmente cantada por Tom Veloso e seu pai Caetano Veloso, que foi interpretada pelos professores Cristina Jobim e Huander Andreolla. Orientados pelo professor Bebeto Badke, os atores realizaram uma leitura cênica desta música que em seu refrão traz a letra “Todo homem precisa de uma mãe”. O elenco é formado por atores não-profissionais que são estudantes, técnicos administrativos, professores e também da comunidade externa à Universidade.

O Todos ao Palco é um projeto de Extensão da UFN criado em 2012, com a proposta de ser um grupo teatral que reúne não só acadêmicos e colaboradores da Universidade, mas também abre espaço para a comunidade externa, com a intenção de garantir a pluralidade do grupo.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Fernanda Menezes/Estagiária de Publicidade e Propaganda