Categorização dos Serviços de Alimentação tem último encontro Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
01/07/2019

O curso de Nutrição e o Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, especialmente os professores e estudantes participantes do Projeto de Categorização dos Serviços de Alimentação, realizaram a última capacitação do projeto.

A atividade ocorreu junto aos proprietários, nutricionistas e gerentes dos 45 estabelecimentos de alimentação participantes da Categorização de Santa Maria, na quinta-feira, dia 27 de junho.

De acordo com Ana Lúcia Saccol, professora da UFN responsável pelo projeto, anteriormente foram realizados 4 encontros com os funcionários das empresas que vão categorizar, onde foi possível reunir mais de 100 pessoas em cada dia de capacitação.

Neste último dia de aperfeiçoamento de conhecimentos, foram tratados aspectos relacionados as documentações exigidas pela legislação sanitária, o que inclui o Manual de Boas Práticas, os Procedimentos Operacionais Padronizados - POPs, planilhas de controles e instruções, bem como a importância do Programa de Capacitação dos manipuladores, sobre supervisão e também quanto as atribuições do funcionário designado como responsável pela manipulação.

Além disso, foi entregue alguns registros e o relatório que a equipe acadêmica da UFN efetuou em relação à coleta de dados nos estabelecimentos. "É uma forma de retorno para eles, pois avaliamos os procedimentos de Fritura, higienização de FLV (frutas, legumes e verduras), temperatura de equipamentos, entre outros aspectos. Todo esse processo foi realizado pelas bolsistas da Universidade Franciscana e da FAPERGS, e por meio de coletas de dados realizados pelo mestrado e pela graduação", explicou Ana Lúcia.

As próximas etapas do Projeto de Categorização dos Serviços de Alimentação serão de responsabilidade da Vigilância Sanitária do município. Os estudantes da UFN seguirão acompanhando e realizando os processos avaliativos das condições dos estabelecimentos participantes do projeto.

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom
Imagens: Giulimar Machado e divulgação