Carta da Reitoria aos estudantes Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/07/2020

Estimado (a) Estudante!

Juntos concluímos o primeiro semestre. Agradecemos a você e a sua família que aderiram à mudança do ensino presencial para o digital remoto. Foi a escolha possível em uma situação de surpresas e incertezas, diante da COVID-19.

A ausência de vocês causou grande impacto na Universidade. O silêncio invadiu todos os espaços acadêmicos. Fomos obrigados a reconfigurar a sala de aula, as disciplinas, atividades práticas, estágios, defesas de TFG, dissertações e teses. Foi uma experiência que nos conduziu um passo além para sermos pessoas e seres humanos melhores. Este distanciamento foi necessário para proteger a saúde de cada um e de todos nós.

Novamente, agradecemos a você estudante pelo esforço de aderir ao ensino por meios digitais em modo remoto. Sua atitude colaborativa na construção e funcionamento da nova sala de aula foi positiva para desenvolver de forma mais intensiva sua autonomia de estudar e aprender. Você viveu uma experiência de interação que proporcionou criar novos aprendizados de organização pessoal, autodisciplina e responsabilidade.

Estamos preparados para, no dia 17 de agosto, iniciar o segundo semestre. Esta é uma previsão a ser avaliada de modo contínuo, observadas as condições quanto à COVID-19 e os regramentos de órgãos de saúde e governamentais.

Para o início do segundo semestre estamos considerando algumas possibilidades:

a) iniciar as aulas em sistema remoto, com aulas síncronas, isto é, aulas no mesmo horário das disciplinas com o professor ministrante interagindo com os alunos em tempo real;
b) desenvolver atividades práticas, estágios, pesquisa e atendimento em plantões de dúvidas presenciais de acordo com os protocolos institucionais aprovados;
c) posteriormente, de acordo com a evolução do Modelo de Distanciamento Controlado para Educação, retornar em sistema alternado, com atividades remotas e presenciais de ensino, pesquisa e extensão.

Temos ciência de que a reabertura presencial somente deverá ser realizada, observadas as boas práticas para a promoção da saúde e a proteção da vida. A Universidade está preparada para, no retorno presencial, orientar e observar as condições de higienização e distanciamento determinadas para a situação de pandemia. Os ambientes atendem aos cuidados de saúde recomendados para a proteção de todos: alunos, professores, técnico-administrativos, extensivos aos familiares e demais pessoas que comparecerem presencialmente.

Lembramos que, em tempo de excepcionalidade, se o planejamento tiver necessidade de ajustes, deverá ser alterado. Caso seja necessário recuar vamos fazê-lo de forma consciente e responsável.

Os desafios que temos pela frente serão muitos. Continuemos no empenho conjunto em vista de uma formação superior que protagonize um novo momento pessoal e profissional. Nosso apelo é de que possamos escrever pessoal e coletivamente pela experiência, uma história de superação transformando o presente e abrindo perspectivas futuras.

Santa Maria, 30 de julho de 2020.
Reitoria da Universidade Franciscana